Missa no Santuário Nacional com público de 46 anos atrás


“É o coração que move os pés dos peregrinos.” É assim que dom Orlando Brandes, arcebispo de Aparecida, definiu a Festa da Padroeira deste ano, que ocorreu de forma virtual e atraiu mesmo assim mais de 23 mil pessoas ao Santuário Nacional (SP). Impactada pela pandemia, a missa solene contou com pouco mais de mil fiéis, que ocuparam lugares com distanciamento social marcados por uma rosa. O esvaziamento equivale ao público recebido 46 anos atrás para a data que celebra a padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida.

Ainda este mês, as missas serão transferidas para o Centro de Eventos, permitindo maior participação do público nas celebrações, já que no próximo fim de semana as excursões de romeiros estarão liberadas para entrar na cidade de Aparecida.

Embora a igreja incentive as pessoas a ficar em casa e a participar das celebrações de forma virtual, até o fim do mês serão anunciadas novas mudanças para atender à demanda de visitantes em Aparecida. O Centro de Eventos, local coberto com capacidade para receber até 8 mil pessoas, está passando por adaptações e poderá abrigar um público bem maior, já que, com o distanciamento dentro da igreja, o número máximo tem sido de 1,5 mil fiéis sentados.

Em entrevista ao Estadão, o padre José Ulysses da Silva, porta-voz do Santuário, comentou que no sábado e anteontem o templo religioso havia recebido 10 mil e 13 mil fiéis, respectivamente. O número exato de todos os dias das visitas será divulgado durante a semana.

O número é bem menor que em anos anteriores. Só no 12 de outubro do ano passado foram 162 mil pessoas, o que neste representa apenas 10% do número de fiéis. A professora Andréa Perez, de 45 anos, de Sorocaba, foi uma das pessoas que não deixaram de ir ao evento, apesar da recomendação da Igreja.

Ela caminhou de Guarulhos a Aparecida por cinco dias em agradecimento pela recuperação da saúde do neto. “Tem dias que você pensa ‘eu não vou conseguir chegar’, aí você pensa em Nossa Senhora, reza uma Ave Maria. O pé cheio de bolhas, sangra, até ficou em frangalhos, mas o que motiva bastante a gente é a fé e a esperança”, afirma a romeira, que chegou a Aparecida sob o sol do meio-dia. “Impressionante como a estrada muda a gente”, diz Andréa, que fez o trajeto pela primeira vez. Ela prometeu que no próximo ano vai ajudar pessoas a concluir o caminho dando apoio nas margens da Rodovia Presidente Dutra.

Apesar do baixo movimento, dom Orlando comemorou a participação. Segundo o arcebispo, foram adquiridos 300 mil livretos da novena, o que eleva exponencialmente o seu alcance, que tem público de aproximadamente 150 mil pessoas somando todos os dias “Eram poucas pessoas por aqui, mas ficamos sabendo que em casa havia muita participação.”

Audiência

A Igreja também comemorou a audiência da TV, mantida pelo Santuário com a ajuda de devotos. Em abril, com a suspensão das missas presenciais abertas ao público, a emissora teve alta de 24% na audiência, ocupando o 7º lugar entre os canais abertos na Grande São Paulo.

- PUBLICIDADE -