Gru Sinfônica apresenta O Cônsul, ópera inédita de Giancarlo Menotti

- PUBLICIDADE -

A Temporada 2020 das orquestras de Guarulhos destaca no próximo dia 28 de novembro, sábado, às 20h, o espetáculo O Cônsul, ópera em três atos do ítalo-americano Giancarlo Menotti apresentado pela Orquestra Gru Sinfônica. Obra inédita no Brasil, O Cônsul integra a série No Mundo da Ópera, cuja programação estabelece rico diálogo entre a música orquestral e suas infinitas possibilidades de apreciação.

Todos os concertos digitais das orquestras de Guarulhos são transmitidos pelas redes sociais no YouTube (www.youtube.com/channel/UCS9r_T3pJEr2wnZreRGSo1g), no Facebook (https://www.facebook.com/gruojmg/) e no Instagram (https://www.instagram.com/orquestrasdeguarulhos/).

A montagem

A Temporada 2020 das orquestras foi completamente reformulada para atender aos protocolos sanitários de prevenção e combate à pandemia, privilegiando a escolha de obras elaboradas para formações com poucos instrumentistas. Este é um dos motivos da opção pela ópera de Menotti, que é destinada a um grupo sinfônico de menores proporções e sem coro.  Os solistas atuarão distanciados entre si e afastados da orquestra.

Com uma construção que se aproxima da linguagem cinematográfica e do texto falado (não é por acaso que Menotti fez inúmeras versões filmadas da ópera em diversas circunstâncias), O Cônsul se encaixa perfeitamente nesse formato de interação à distância.

A transmissão online da ópera ofereceu grandes desafios à produção, sobretudo quanto à necessidade de posicionar os instrumentistas e cantores frente às câmeras, de modo a garantir maior contato visual do telespectador com as nuances e sutilezas da montagem. O modo como o elenco está integrado e a brilhante atuação dos cantores são o diferencial da produção da obra de Menotti, concebida levando-se em conta um estreito contato entre o público e o espetáculo.

Do ponto de vista da equipe criativa, é importante enfatizar que o espetáculo reúne um elenco de excelência, um time de profissionais de grande qualidade, partindo da convicção de que o indispensável para a elaboração de um espetáculo de ópera de alto nível é um conjunto de profissionais gabaritado, dos cantores à direção cênica, passando por cenografia, figurinos e iluminação, muito mais do que um cenário vistoso e dispendioso.

Apostar no artista é um dos fundamentos da produção de óperas na temporada das orquestras de Guarulhos.

Uma obra premiada

A Ópera O Cônsul estreou em 1950, há 70 anos, e logo após sua estreia ganhou uma série de prêmios bastante importantes, dentre os quais o Pulitzer de Música. Tais premiações fizeram com que Giancarlo Menotti tornasse conhecido no ambiente lírico e se duende firmasse como criador. Na obra, ele combina tanto recursos de escrita musical explorados por compositores ligados à vanguarda criativa da época quanto uma escrita calcada nos estilo consagrados das gerações anteriores, sempre em função das necessidades do enredo.

Contrariando o imaginário popular de que as narrativas das óperas devem versar tão somente sobre enlaces amorosos, a obra conta a história de um ativista político, que cruza a fronteira para fugir da polícia, deixando sua família do outro lado. Para se juntar a ele nesse outro país, sua mãe, esposa e filho precisam de uma autorização do Consulado, mas aguardam ser atendidos e engrossam o número de pessoas que esperam por soluções, com suas vidas em suspenso. Nesse cenário dramático, Menotti problematiza a falta de empatia pelo sofrimento do outro. Muito embora escrita há 70 anos, a história é assustadoramente atual.

A Ópera O Cônsul substitui a Ópera Rusalka, op. 114, de Antonín Dvo?ák, transferida para a próxima temporada para celebrar os 180 anos do compositor tcheco.

Serviço

Gru Sinfônica apresenta O Cônsul, ópera de Giancarlo Menotti

Data: sábado, 28 de novembro

Horário: 20h

Concerto virtual, transmitido pelas redes sociais no YouTube (www.youtube.com/channel/UCS9r_T3pJEr2wnZreRGSo1g), no Facebook (https://www.facebook.com/gruojmg/) e no Instagram (https://www.instagram.com/orquestrasdeguarulhos/).

- PUBLICIDADE -