Guarulhos abre inscrições para o Prêmio João Ranali de Literatura


Até o dia 21 de dezembro estão abertas as inscrições gratuitas para a edição 2020 do Prêmio João Ranali de Literatura, conforme edital publicado no Diário Oficial nº 151, de 4 de dezembro de 2020. A exemplo da edição anterior do Prêmio de Literatura Guarulhense, o Prêmio João Ranali aceita inscrições de contos, crônicas e poesia de autores residentes em Guarulhos.

Para participar, estudantes de diversos níveis, escritores iniciantes de diferentes gêneros (dramaturgia, poesia, conto, ensaio, entre outros) e interessados em literatura e redação devem se inscrever exclusivamente pela internet, em formulário disponibilizado no site www.guarulhos.sp.gov.br/premiojoaoranalideliteratura.

Os trabalhos inscritos serão avaliados por uma comissão julgadora composta por membros de reconhecido prestígio na área literária com notório saber no campo literário, a partir de critérios como coerência com o tema, originalidade, criatividade e exploração de recursos inerentes à poesia, à prosa ou à crônica.

Os trinta melhores poemas e os vinte melhores contos e/ou crônicas selecionados serão publicados em uma antologia em 2021 e cada autor com poema, crônica ou conto publicado receberá exemplares da publicação.

Para saber mais, acesse o edital: https://www.guarulhos.sp.gov.br/sites/default/files/2020-12/AGENTES%20DE%20LEITURA%20-%20PROGRAMA%20MAIS%20CULTURA.pdf

Prêmio João Ranali de Literatura

O Prêmio João Ranali presta homenagem à Biblioteca Monteiro Lobato em seu aniversário de 80 anos com o nome de seu patrono e rememora o fundador da Academia Guarulhense de Letras, valorizando os escritores guarulhenses e renovando o cenário literário da cidade.

A iniciativa busca fomentar a produção literária do município e ampliar a esfera pública de debates sobre práticas literárias e de leitura voltadas para o desenvolvimento cultural em Guarulhos e em todo o país.

Dessa forma, a iniciativa contribui para o aperfeiçoamento e difusão da produção local, elementos que dinamizam a cultura através da troca de experiências entre autores e leitores e enriquecem a relação entre o artista, a obra e o público.

Na última sexta-feira (4), 36 escritores contemplados pelo Prêmio de Literatura Guarulhense participaram de solenidade no Anfiteatro Pedro Dias Gonçalves, ocasião em que receberam exemplares da antologia poética na qual seus poemas, crônicas ou contos foram publicados. O evento também marcou o lançamento do edital do Prêmio João Ranali de Literatura.

- PUBLICIDADE -