Longa-metragem discute futuro das narrativas a partir de imagens de arquivo

- PUBLICIDADE -

O Festival de Cinema Filme Possível, evento 100% online e gratuito viabilizado pelo Funcultura de Guarulhos e pela Lei Aldir Blanc, exibe o longa-metragem “Narrativas do Pós” em seu canal do YouTube ( https://www.youtube.com/channel/UC7BNNTUKacX4hei_u1nGqsw), a partir das 19h desta quarta-feira, 17. A classificação do longa é livre. A produção ficará disponível na plataforma até o dia 24 de março. Logo após a exibição, os diretores Jairo Neto e Graubi Garcia participam de um debate sobre a obra com a crítica de cinema, curadora e roteirista, Lorenna Montenegro. 

Narrativas do Pós” conta histórias de escritores afetados pela pandemia do novo coronavírus. Curiosamente, o projeto foi originado antes mesmo do surto de Covid-19. Ainda no fim de 2019, Neto e Garcia decidiram entrevistar autores brasileiros de ficção científica e especulativa, em uma tentativa de entender os processos criativos destes profissionais.

“Quando a pandemia de Covid-19 estourou em 2020, pausamos e repensamos tudo. Focamos nos desafios de se criarem histórias durante – e após – uma pandemia global”, explicou o diretor Jairo Neto.

O longa discute como contar histórias de ficção daqui por diante e parte dos princípios do pensamento científico, de obras que previram (ou não) o futuro, desde Arthur C. Clarke a Margaret Atwood, aos desafios de se criarem histórias em um mundo em constante transformação.

Jairo ainda destacou que antes de “Narrativas do Pós” já havia trabalhado em outros documentários cujos temas também eram contação de histórias e narrativas fantásticas, como foram os casos de “Eu Sou o Coração do Carnaval” e “Caçadores de Assombração”

Dificuldades
Apesar de a pandemia, no final das contas, ter sido a catalisadora do projeto, os diretores enfrentaram várias barreiras para tirar o filme do papel. De acordo com Jairo, houve muitas restrições durante as gravações, principalmente, entre abril e maio de 2020, quando as medidas de distanciamento social eram bem rígidas.

“Tivemos que optar por um sistema remoto de gravações com os entrevistados. Muitas pessoas não toparam participar das entrevistas pela ansiedade causada na quarentena. As gravações na rua foram feitas por parceiros, seguindo todos os protocolos de segurança, quando a cidade de São Paulo estava completamente vazia”, recordou o diretor.

Jairo também salientou que a própria “avalanche” de notícias sobre o surto provocou muitas mudanças no roteiro original. “Vimos a importância de incluir as falas absurdas dos governantes para criar um paralelo com as histórias de ficção científica, que, de certa forma, dialogavam com a nossa situação. Foi um processo exaustivo”, admitiu.

Neto também enalteceu o trabalho de pesquisa e montagem do codiretor Graubi Garcia – um processo que durou meses. “Criamos uma série de bancos de imagens e filmes que fomos cruzando, filtrando e decupando de acordo com as imagens. Era importante também trazer depoimentos plurais e que tentassem trazer uma diversidade ao longa-metragem”, completou.

Serviço

Exibição do longa-metragem “Narrativas do Pós”, de Jairo Neto e Graubi Garcia

Estreia: quarta-feira, 17 de março

Horário: 19h

Exibição pelo YouTube: https://www.youtube.com/channel/UC7BNNTUKacX4hei_u1nGqsw

- PUBLICIDADE -