Prefeituras e PM estreitam relacionamento para reforço na fiscalização no Alto Tietê


Em reunião realizada na manhã de hoje (16/03) o CONDEMAT – Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê e comandantes de policiamento do CPAM- 7 e CPAM-12, que atuam na área abrangida pelo consórcio, discutiram o reforço do apoio da PM na fiscalização das medidas restritivas impostas pela fase emergencial do Plano São Paulo, bem como ao “toque recolher”, vigentes desde ontem (15/03) em todo o Estado e que seguem até o dia 30 de março.

Com o reforço do apoio da PM, em especial aos finais de semana e no período noturno, será possível intensificar ainda mais a fiscalização nos municípios, principalmente nos menores, que não possuem Guarda Municipal e que contam com equipes enxutas de fiscalização.

Durante a reunião o prefeito de Biritiba Mirim, Inho Taino expôs a dificuldade enfrentada pelo município por conta da falta de estrutura na fiscalização, com poucos servidores e sem veículos caracterizados. “Temos uma estrutura muito enxuta e muitas vezes o servidor chega em um veículo comum para a abordagem e acaba sendo confrontado pela população que está em desobediência com os decretos do Estado e do município, por isso este apoio da PM é imprescindível para fortalecer a nossa atuação”, disse.

O prefeito Vanderlon Gomes, por sua vez, abordou a credibilidade que a PM tem junto à população, o que irá ajudar nas questões de orientação e conscientização da população para o cumprimento das medidas. “A presença da PM proporciona um entendimento maior da população quanto aos riscos que a pandemia oferece”, relatou.

Em resposta, os comandantes garantiram um estreitamento maior com as prefeituras, com a abertura de um canal de comunicação direto da PM com as secretarias de segurança pública e equipes de fiscalização dos municípios.

“Vamos estabelecer um canal de comunicação para atuarmos de modo sincronizado e colaborativo visando a contenção de abusos em estabelecimentos comerciais e mitigando os pancadões”, disse o comandante do CPAM – 12, Coronel José Raposo de Faria Neto.

O Coronel Adriano Aranão, que responde pelo comando do CPAM-7 reafirmou o compromisso com a segurança da população. “Vamos juntar forças e empreender medidas possíveis e necessárias para auxiliar os municípios”, disse.

Também participaram da reunião os Majores Mendes e Ito, do CPAM-12 e Januário, do CPAM-7; o secretário executivo do CONDEMAT, Adriano Leite; o secretário de Segurança Pública de Arujá, Washington Luís Beolchi Adami; o representante da Guarda Municipal de Arujá, Sidney Custódio de Souza e o coordenador da Câmara Técnica de Segurança, Anderson Caldeira Lima.

EMTU – Ainda buscando evitar aglomerações e reduzir a contaminação pelo Coronavírus, o Conselho de Prefeitos solicitou à Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) o aumento do número de ônibus e horários das linhas intermunicipais, para diluir o volume de passageiros, consequentemente reduzindo as superlotações. 

- PUBLICIDADE -