Defesa Civil registra queda de 86% nas famílias afetadas pelas chuvas durante o Plano Verão

A Defesa Civil de Guarulhos finalizou o Plano Verão 2020-2021 com redução de 86% no número de famílias afetadas pela temporada de chuvas fortes, de novembro a março, comparado ao balanço de 2019-2020. A edição recente registrou 1.470 pessoas atingidas, enquanto que na anterior foram 8.200. Vale ressaltar que não houve mortes relacionadas a eventos climáticos.

Um avanço significativo é a diminuição de alagamentos, com 38 na última temporada, contra mais de cem na anterior. Esta edição gerou 690 chamados e 860 ações preventivas e educativas, além de 1.885 doações de cestas básicas, colchões, cobertores, kits de limpeza e lonas para proteger áreas com risco de desabamento de terra. 

Para o coordenador de Proteção e Defesa Civil, Waldir Pires, a redução dos desastres ano após ano se deve às “diversas ações preventivas realizadas pela Prefeitura de Guarulhos, tais como desassoreamento de córregos e riachos, limpeza de logradouros, vistorias preventivas em áreas de risco, orientações à população que vive nessas áreas, campanhas educativas de como agir em emergências e se abrigar de forma segura, entre outras medidas”. 

Plano Verão – O Plano Preventivo de Proteção e Defesa Civil, conhecido como Plano Verão, consiste em um conjunto de ações entre as secretarias municipais que visa a evitar perdas de vidas humanas e prejuízos materiais durante os quatro meses mais chuvosos do ano. 

De abril a outubro, os agentes percorrem a cidade em conjunto com as demais secretarias para identificar soluções e promover a zeladoria a fim de preparar Guarulhos para o verão. 

Atendimento – A Defesa Civil opera 24 horas para proteger vidas e pode ser acionada pelo telefone 199.