Durante o último almoço da vigésima primeira edição do Big Brother Brasil, a Fiat finalmente revelou seu novo SUV derivado do Progetto 363. Promovida pela montadora, a ação publicitária dentro do programa também deu detalhes sobre o novo produto, que foi um dos prêmios do vencedor do reality show.
Ostentando
um visual mais robusto, o modelo abusa do dinamismo em suas linhas e vincos.
Embora seja derivado do Argo, o SUV apresenta um desenho com poucas
características que remetem ao hatch.
Na parte da frente, destaque para o conjunto ótico full-LED. Um pouco menor do
que no Argo, os faróis acoplam um pequeno filete de LED das luzes diurnas de
rodagem. Em síntese, o visual dianteiro herda características da Fiat Strada,
em especial os faróis acoplados à grade do radiador.
Por sua vez, a grade tem formato mais ovalado com grades escurecidas na parte
interna. O novo logotipo da marca fica posicionado bem ao centro do carro. Mais
abaixo, as luzes de neblina vêm envoltas por grandes molduras cromadas que dão
uma maior robustez ao utilitário-esportivo.
Além disso, há um novo para-choque em formato trapezoidal que se integra aos
para-lamas, formando um só elemento bem interessante visualmente.
Na traseira, as lanternas horizontais se parecem com o desenho das lanternas do
Argo. Das laterais, elas invadem a tampa do porta-malas. Na parte de baixo,
destaca-se a última peça do novo para-choque, cromada.
Uma vez que o SUV utiliza a mesma plataforma MP1 do Argo e Cronos, alguns itens
são herdados da dupla, como é o caso das portas.
Conforme antecipamos no Jornal do Carro, caberá ao público escolher o nome do
SUV, por meio de votação on-line. Assim são três os nomes disponíveis: Tuo,
Domo e Pulse. A enquete já está no ar e teve início com a votação dos
“brothers” confinados no programa.
A Fiat confirmou o uso do novo motor 1.0 turbo GSE no modelo. Ele provavelmente
terá o novo motor de três cilindros em algumas versões. Por ora, a potência
máxima não foi revelada, mas estima-se que ela chegue perto dos 130 cv.
Caso ultrapasse os 128 cv do motor 1.0 TSI, ele será o motor 1.0 turbo mais
potente da categoria. Versões de entrada, entretanto, seguirão com o motor 1.3
aspirado Firefly, que garante até 109 cv e 14,2 mkgf.
Na última semana a marca anunciou que o novo SUV trará a plataforma de
conectividade Fiat Connect Me, que estreou há pouco na nova Toro.
Dessa forma, a tecnologia contará com operações remotas do veículo via app,
smartwatch ou assistente virtual, como ligar e desligar o carro e travar e
destravar as portas.
Por meio do aplicativo da Fiat, o recurso fornecerá dados sobre manutenção do
carro e notificará o proprietário com alertas de condução e alertas de suspeita
de furto, por exemplo.
Ele poderá realizar chamadas de emergência pelos próprios dispositivos, assim
que necessário. Por fim, ele empregará Wi-Fi a bordo. Parceira da Fiat, a Tim
será responsável por prover a conexão 4G.
Sem preços ou versões definidas, o SUV deve chegar ao mercado no começo do 2º
semestre deste ano.
OUTRO SUV VEM AÍ
Além deste novo SUV, a Fiat terá também outro utilitário para chamar de seu em
breve. Derivado do Progetto 376, o modelo terá desenho traseiro no estilo
fastback, ou popularmente chamado de “SUV cupê”. Ele será um rival
direto do Volkswagen Nivus, mas seu tamanho será maior, com aproximadamente
4,40 metros de comprimento. O Nivus tem 4,26 metros.
Justamente por isso, a carroceria com que o modelo vem sendo flagrado em testes
é do Cronos, que é mais comprida que a do Argo.
Como será basicamente uma derivação mais esportiva do Progetto 363, a
Stellantis manterá a base MP1 e a parte dianteira da cabine do Argo e Cronos, de
quem deriva. Isso inclui as portas dianteiras, para-brisa e toda a coluna
“A”. A partir dela o modelo terá um desenho exclusivo, tanto das
portas quanto da caída do teto em forma de cupê, que terá o visual extraído do
conceito Fastback.
JEEP COMPASS
O Jeep Compass 2022 já está à venda no mercado brasileiro em todas as suas 9
versões, que incluem motores turbo flex e diesel, bem como as edições especiais
de 80 Anos da marca. Com preço inicial a partir de R$ 139.990, o novo Jeep
Compass atua em uma ampla faixa de preço que vai até os R$ 216.990. Esse é o
valor pedido nas versões 4×4 Limited e Trailhawk, ambas com motor 2.0 turbo
diesel e câmbio automático de 9 marchas. As nomenclaturas são as mesmas de
antes, com a Sport flex na entrada, seguida da intermediária Longitude.
O Compass de entrada tem motor 1.3 turbo flexível da família GSE turbo da
Stellantis. Ele tem a sigla T270, cuja numeração representa o torque de 270 Nm,
ou 27,5 mkgf. Assim, o 1.3 turbo do Jeep é 2 mkgf mais forte que o 1.4 TSI do
Volkswagen Taos, com 25,5 mkgf.