Prefeitura entrega 250 kits com absorventes na Vila das Malvinas

Fotos: Divulgação/PMG
- PUBLICIDADE -

A Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social de Guarulhos entregou na manhã desta quinta-feira (30) 250 kits com um panfleto informativo e oito absorventes higiênicos para a população em vulnerabilidade da Vila das Malvinas. Desde junho deste ano já foram entregues 6.744 kits do projeto Mude esse Ciclo, doados por empresas e pela população, em 16 pontos espalhados pelo município.

O projeto Mude Esse Ciclo visa a proporcionar mais dignidade ao público feminino em vulnerabilidade social durante o ciclo menstrual, combater a pobreza menstrual (a escassez de recursos para cuidados íntimos) e ampliar o acesso sobre o tema e seus efeitos para possibilitar a melhoria da qualidade de vida.

A babá Vania Ferreira, que não conhecia o Mude Esse Ciclo, agradeceu a doação. “É ótimo receber esses absorventes e essa atitude de vocês incentiva as pessoas que não conhecem o programa a ir atrás dos kits”, disse.

Desde 2014 a Organização das Nações Unidas (ONU) considera o acesso adequado à higiene menstrual um direito que deve ser tratado como questão de saúde pública e de direitos humanos. Durante a pandemia, o acesso a absorventes higiênicos pela população vulnerável ficou ainda mais difícil. Desta forma, o Mude esse Ciclo visa a suprir tal necessidade.

Caixas coletoras com o cartaz do projeto estão espalhadas nas secretarias municipais e no Fundo Social de Solidariedade. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 2087-7400.

- PUBLICIDADE -