Semana da Pessoa Idosa tem início com atividade física no Parque Fracalanza

- PUBLICIDADE -

Na manhã desta sexta-feira (1º) a Secretaria da Saúde de Guarulhos deu início à programação da Semana da Pessoa Idosa, que vai até o dia 8 de outubro, com atividade física realizada ao ar livre, no Parque Júlio Fracalanza, aos idosos transeuntes e aos que são pacientes dos Centros de Referência à Saúde do Idoso (Ceresis). O evento marca também o Dia Internacional da Pessoa Idosa, celebrado nessa data.

O educador físico do Ceresi Centro, Gilberto de Almeida, foi quem conduziu as atividades. “Iniciamos com exercícios de mobilidade articular para preparar o corpo. Em seguida, fizemos alguns passos de dança para trabalhar a coordenação motora e o equilíbrio dinâmico, automassagem e alongamentos, e finalizamos com exercício de cognição e memória através de percussão corporal”, explicou.

Na ocasião, profissionais de saúde também distribuíram folders e fizeram orientações sobre cuidados com a saúde da pessoa idosa.  Além disso, pacientes do Ceresi Centro e integrantes do coral do serviço, Duílio e Carmo Soares, juntamente com seu filho Paulo Soares, encerraram o evento com um momento musical aos presentes, apresentando canções de sua época, como Fio de Cabelo, de Darci Rossi e Marciano.

Dejanira Siqueira Cardoso, também paciente do Ceresi, disse que o evento foi muito gostoso. “Já fizemos exercícios físicos, agora estamos cantando, interagindo. Os organizadores estão de parabéns”, comentou.

Programação

Sábado (02)

– 9h: Serenata para os idosos da ILPI Casa dos Velhos Irmã Alice com os músicos voluntários Matheus Rodrigues, Matheus Guedes e Giovani Ferreira.

Segunda-feira (04)

– A partir das 8h: Dinâmica para idosos com a equipe multiprofissional do Ceresi São João/Bonsucesso. Rua Particular, 36 – Jardim São João.

– 9h: Entrega de cartas e poesias escritas pelos profissionais da UBS Vila Galvão e Ceresi Cantareira para os idosos da ILPI Lar Sonho de Alice.

Terça-feira (05)

– 9h: Palestra sobre prevenção de quedas com equipe multidisciplinar na sala de espera do Ceresi Cantareira. Avenida Brigadeiro Faria Lima, 215 – Cocaia

– Inauguração do mural Recordar é Viver, composto por fotos dos idosos que utilizam o serviço, em comemoração ao aniversário de um ano do Ceresi Pimentas/Cumbica.

Quarta-feira (06)

– A partir das 8h: Dinâmica para idosos com a equipe multiprofissional do Ceresi São João/Bonsucesso. Rua Particular, 36 – Jardim São João.

– Das 8h às 12h: Orientações sobre ageísmo (discriminação por idade) e direitos dos idosos com as assistentes sociais Cristiane França da Silva e Sebastiana Alves Celestino de Souza no Cemeg Centro. Rua Dona Antônia, 987 – Gopoúva.

– 9h: Palestra sobre alimentação saudável com a nutricionista Sandra Regina Gonçalves no Ceresi Cantareira. Avenida Brigadeiro Faria Lima, 215 – Cocaia.

Quinta-feira (07)

– 9h: Exibição do filme Meu Pai e discussão sobre envelhecimento com a equipe do Ceresi Cantareira. Avenida Brigadeiro Faria Lima, 215 – Cocaia.

Sexta-feira (08)

– 9h: Entrega de cartas confeccionadas pelos profissionais do Ceresi São João/Bonsucesso e adolescentes do bairro Seródio aos idosos da ILPI Recanto do Idoso Nosso Lar Núcleo Batuíra.

– 10h: Visita da equipe do Ceresi Centro ao Pensionato São Francisco de Assis para entrega de cartas confeccionadas pelos servidores do Complexo Dona Antonia (Cemeg Centro).

Durante toda a semana

– UBS exibirão na sala de espera vídeos depoimentos de usuários dos Ceresis sobre o atendimento prestado pelos serviços.

– Ceresi Centro fará a exibição de vídeos produzidos pelos profissionais do serviço sobre a saúde da pessoa idosa.

- PUBLICIDADE -