Em cinco anos, mais de 255 mil Bilhetes Únicos foram cancelados em Guarulhos

Assunto: Terminal de Ônibus Taboão Local: Taboão Data: 28/01/2011/ Fotos: José Luiz/PMG
- PUBLICIDADE -

Maria Menezes

Em cinco anos, durante o período de julho de 2016 a junho de 2021, 255.890 Bilhetes Únicos foram cancelados devido a fraudes em Guarulhos. A informação foi confirmada pela Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana (STMU) que não informou quanto de prejuízo isso significa para os cofres públicos.

O benefício, existente desde 2011, é um cartão eletrônico para passagem e integração de ônibus e micro-ônibus municipais de uso pessoal e intransferível. Tem direito ao cartão qualquer pessoa residente de Guarulhos, com idade igual ou superior a três anos, que tenha RG e CPF.

Além do Bilhete Único, o cartão conta com mais oito modalidades:

Cidadão (comum): Pode ser colicidade por qualquer munícipe.

Estudante: Para qualquer estudante, sendo de escola ou universidade devidamente regulamentados pelo Ministério da Educação, desde que resida a mais de um quilômetro de distância da unidade escolar.  

Professor: Para profissionais devidamente regulamentado pelo Ministério da Educação. 

Passe Livre Estudantil: Pode ser retirado por qualquer aluno, desde que comprove a baixa renda. 

Vale Transporte: Utilizado para trabalhadores. Diferente das demais categorias, as quais devem ser feitas diretamente pelo interessado, o Vale Transporte deve ser  solicitado pela empresa e entregue ao trabalhador. 

Sênior: Exclusivo para idosos com idade igual ou superior a 65 anos. 

Bilhetinho: Feito para crianças com idade entre três e seis anos.

Especial: Tem direito ao cartão especial às pessoas deficientes cujo CID permita o benefício, com laudo médico e documentação completa.

Para solicitar o cartão, os interessados devem comparecer a qualquer terminal de ônibus ou diretamente ao estabelecimento do Guarupas, tendo em mãos o RG e CPF, além do valor de duas tarifas, que serão revertidas em crédito. Para agilizar o processo de retirada, a empresa disponibiliza hoje um formulário que pode ser preenchido previamente.  

- PUBLICIDADE -