Conheça o pneu sem ar e que não fura criado pela Michelin e GM

Crédito: Michelin/Divulgação

A Michelin e a General Motors (GM) não estão exatamente reinventando a roda, mas as companhias anunciaram um novo pneu que não é inflável e nem fura. Nesta última segunda-feira (26), foi apresentado ao público pela primeira vez o protótipo do Uptis — sigla para Sistema Único de Pneu à Prova de Furos, em português.

Apesar de ser um produto único, o design do pneu não é totalmente diferente do que já conhecemos. Porém, ele é vazado nas laterais e tem um aspecto mais robusto em comparação a um pneu comum. Conforme revelado pela Michelin, o lançamento está previsto para 2024.

Sem ar e com furos? Não tem problema!

E não é só a aparência que apresenta robustez. Segundo a Michelin, o pneu é resistente a furos, não apresenta queda de pressão, é construído em fibra de vidro e, além de causar menor impacto ambiental, oferece mais segurança aos consumidores.

Em 2017, o protótipo Vision foi criado em parceria entre a Michelin e GM e, poucos anos depois, se tornou o Uptis. As empresas ainda não revelaram muitos detalhes sobre o produto, mas é possível compará-lo aos pneus desenvolvidos para veículos enviados à lua.

A novidade é fabricada com pequenos raios de plástico e fibra de vidro — basicamente, isso significa que ele é um “pneu sólido” e não precisa de ar pressurizado para funcionar. As primeiras imagens divulgadas revelam os pneus instalados em um Chevrolet Bolt.

- PUBLICIDADE -