Educação recebe exposição sobre o protagonismo e a resistência de mulheres negras

Foto: Divulgação/PMG

A sede da Secretaria de Educação de Guarulhos recebeu na última semana a exposição Mulheres Negras – Abolição, Protagonismo e Resistência, voltada às ações do Novembro Negro 2021. A mostra já percorreu diversos CEUs da cidade e tem como proposta contemplar também as escolas da rede municipal. Nos próximos dias segue para o Centro de Integração da Cidadania (CIC) Guarulhos.

Iniciativa da Subsecretaria de Igualdade Racial, a exposição conta com 15 banners que retratam personalidades negras e focam a reafirmação da importância do protagonismo negro, sua trajetória de luta e os processos de resistência desde o período da escravização do Brasil até os dias de hoje.

São histórias e memórias de mulheres negras como Carolina Maria de Jesus, Maria Felipa, Dandara, Tereza de Benguela, entre outras, que se notabilizaram por suas lideranças na organização social de quilombos e no processo de transmissão de conhecimentos.

Servidora há 46 anos da Educação, Dalal Mikhael El Khouri, de 68 anos, destacou a importância de homenagear e refletir sobre o papel dessas mulheres que tanto fizeram pela sociedade na época. “Essas mulheres nos representam, independente de raça, cor, etnia ou religião. Precisamos sempre uns dos outros, valorizando a inclusão e a importância que cada ser humano tem. É assim que a sociedade se completa”.

Para as escolas interessadas em receber a exposição é necessário verificar a disponibilidade junto à Subsecretaria de Igualdade Racial, pelo telefone 2409-6843.