Sesc Guarulhos recebe inscrições para cursos on-line de novembro

Foto: Ivanildo Porto
- PUBLICIDADE -

O Sesc Guarulhos está com inscrições abertas para os cursos de novembro. São diversas atividades gratuitas, com encontros realizados em ambiente virtual. As inscrições podem ser realizadas em inscricoes.sescsp.org.br.

Cursos

Quebrando tabus: acessibilidade na comunicação

Com Isadora Nascimento

O curso é realizado em três encontros e aborda as lutas das pessoas com deficiências, capacitismo e seu enfrentamento, a potencialidade das redes sociais para o protagonismo da pessoa com deficiência. Apresenta também os conceitos das tecnologias assistivas, design inclusivo e desenho universal, acessibilidade digital e comunicacional, entre outras temáticas relacionadas.

Isadora Nascimento é pós-graduanda em Cidadania e Direitos Humanos no Contexto das Políticas Públicas pela PUC Minas e em Advocacia Feminista e Direitos da Mulher pela Faculdade Legale. É bacharela em Direito pela Escola Superior Dom Helder Câmara e ativista pelos direitos das pessoas com deficiência. Integra o Movimento Vidas negras com Deficiência Importam

Serviço:

O curso acontece de 16 a 23 de novembro, terças e quinta às 19h.
Grátis. 30 vagas.
Não recomendado para menores de 16 anos.
Plataforma: Microsoft Teams

A Razão no Som: tensões raciais e o branqueamento auditivo no Brasil

Com Guilherme Botelho

Nesta série de encontros Guilherme Botelho analisa a história da música no Brasil. Com foco no cenário musical dos séculos XIX e XX, apresenta os aspectos do chamado branqueamento auditivo, que destaca as qualidades da música de origem europeia ou por ela influenciadas, e inferioriza as produções oriundas de outras regiões. Isso ajudou a difundir uma cultura eurocentrada, que dita que somente o que é produzido naquela região vale a pena ser difundido, e reforça ideais e estereótipos de preconceito.  

Guilherme Botelho é Bacharel em História pela PUC-SP e Mestre em Filosofia pela USP. Discotecário desde 1995 e membro do coletivo de Hip-Hop SUATITUDE, formado em 1999 na Zona Oeste de São Paulo. Pesquisador de sonoridades e culturas musicais urbanas, é autor da dissertação “Quanto vale o show? O fino Rap de Athalyba-Man e a inserção social do Periférico através do mercado de música popular”, defendida no Instituto de Estudos Brasileiro (IEB-USP) em 2018.

Serviço

De 18 de novembro a 9 de dezembro, quintas às 19h30
Grátis. 40 vagas.
Não recomendado para menores de 18 anos.
Plataforma: Zoom

Narrativas Poéticas Femininas: (In) Cômodos

Com A Baixa Coletiva

Alimentado por obras de Virginia Woolf, Clarice Lispector, Susan Sontag e em escritos das próprias artistas criadoras, o espetáculo apresenta uma casa e suas moradoras, em situações metafóricas que exploram a natureza feminina: suas lutas, alegrias e conflitos, seu espaço de socialização e abrigo, e sua intimidade. E a constante luta por seu espaço.

Nesta atividade híbrida de espetáculo e roda de conversa o público inscrito poderá debater ideias com as artistas, em uma construção coletiva.

Serviço:

Dia 21 de novembro, domingo às 16h
Grátis. 100 vagas.
Não recomendado para menores de 18 anos.
Plataforma: Zoom

Percepção ambiental: fotografia da natureza

Com Karen Caetano

Neste minicurso serão apresentadas técnicas de fotografia com celulares. Estabelecendo uma relação entre os alunos e o meio ambiente, serão registradas fotografias de elementos naturais, como plantas e animais, e do constraste com o ambiente urbano. Ao final do curso os registros serão publicados nas redes sociais do Sesc Guarulhos.

Karen Neme Mendes Caetano é pós-graduada em Fotografia pela FAAP – Fundação Armando Álvares Penteado.

Serviço:

De 25 de novembro a 9 de dezembro, terças e quintas às 19h
Grátis. 25 vagas.
Não recomendado para menores de 15 anos.
Plataforma: Microsoft Teams
Para esta atividade as inscrições serão feitas através do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdVaUndBRvLfa9uk7OZAsuJR2srm1ZBInjrOZFerSDV06WfWQ/viewform?vc=0&c=0&w=1&flr=0

A construção de imagens e de narrativas pela história de Guarulhos

Com Bruno Leite de Carvalho e Ellen Santana

Bate-papo com lideranças comunitárias de Guarulhos sobre os desafios da composição dos roteiros virtuais indicando a potencialidade dessa ferramenta no fortalecimento dos patrimônios culturais de Guarulhos e ressignificação das memórias, saberes e fazeres do território.

Bruno Leite de Carvalho. Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Nove de Julho. Pós-graduado em Gestão de Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. Assessor de Comunicação e Co-fundador da AAPAH – Associação Amigos do Patrimônio e Arquivo Histórico. Idealizador e diretor do Programa do YouTube “Lugares e Memórias de Guarulhos. Coautor dos livros: Lugares e Memórias de Guarulhos e Signos e Significados de Guarulhos. Diretor, roteirista e divulgador do Projeto Caminhada Virtual de Guarulhos. Pesquisador no Projeto Portal da Carpição – Plantar e Colher. Mediador e divulgador do Projeto História do Atletismo em Guarulhos. Colaborador das Revistas Patrimônio Cultural de Guarulhos e Maromomi Digital. Pesquisador nos temas de patrimônio cultural, imprensa, internet, redes sociais e imagem.

Ellen Santana. Pós-graduada em História, Sociedade e Cultura pela PUCSP. Co-autora do livro Signos e Significados em Guarulhos: identidade, urbanização e exclusão. Professora coordenadora do núcleo pedagógico do Estado de São Paulo e historiadora pela AAPAH Guarulhos.

Serviço:

Dia 27 de novembro, sábado às 10h
Grátis. 30 vagas.
Livre.
Plataforma: Zoom

Sesc Guarulhos

Endereço: Rua Guilherme Lino dos Santos, nº 1.200, Jardim Flor do Campo, Guarulhos – SP
Telefone: (11) 2475-5550

- PUBLICIDADE -