Alunos da EJA de Guarulhos participam do programa Empreenda Rápido

Foto: Divulgação/PMG

Aprender os primeiros passos para empreender com planejamento. Este é o objetivo do programa Empreenda Rápido, uma parceria entre a Prefeitura de Guarulhos e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) destinada aos estudantes maiores de 16 anos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da cidade. O curso teve início no dia 22 de novembro para dez escolas municipais e encerrou na última sexta-feira (3).
 
O programa está fundamentado em seis grandes pilares: qualificação empreendedora, qualificação técnica, formalização e regularização, acesso a crédito, acesso a mercados e acesso à inovação. De acordo com o Sebrae, trata-se do maior programa de empreendedorismo, inclusão produtiva e geração de renda do Brasil.
 
Durante as aulas os alunos aprenderam a avaliar as competências empreendedoras e descobrir quais devem ser reforçadas e as que precisam ser desenvolvidas para se ter sucesso no negócio. No módulo de marketing e vendas foram apresentadas técnicas para promover uma divulgação eficaz de um produto ou serviço e planejar qual deve ser a estratégia de vendas mais adequada ao público-alvo.
 
O curso discorreu ainda sobre noções de controles financeiros, ou seja, saber como não confundir as finanças pessoais com as da empresa ao gerenciá-las, como colocar em prática um plano de negócios, as vantagens da formalização, além de conhecer as categorias de empresa.
 
As Escolas da Prefeitura de Guarulhos (EPGs) que participaram do projeto foram Dorcelina de Oliveira Folador, José Mauricio de Oliveira, Hamilton Félix de Souza, Mario Quintana, Deucelia Adegas Pera, Ione Gonçalves de Oliveira de Conti, Mario Lago, Silvia de Cassia Matias, Euclides da Cunha e Sebastião Luiz da Fonseca.