Guti é eleito o novo presidente do Condemat

Foto: Olivia Villegas

O prefeito de Guarulhos, Guti foi eleito nesta sexta-feira (10), por unanimidade, o novo presidente do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) para o mandato 2022, com o prefeito de Salesópolis, Vanderlon Oliveira Gomes, como vice-presidente. A posse será no dia 3 de janeiro e Guti substituirá o atual presidente, Rodrigo Ashiuchi, prefeito de Suzano.

“É uma grande responsabilidade e satisfação assumir a presidência do Condemat que é um dos consórcios mais importantes do Estado. Nós representamos mais de 3 milhões de habitantes e, assim como os outros presidentes que passaram por aqui, eu terei a mesma dedicação e empenho para contribuir com o desenvolvimento da nossa região”, disse.

Entre as prioridades de Guti, está a realização de estudos para a criação de uma agência para estímulo ao desenvolvimento econômico da região. “Neste momento de retomada econômica é bastante salutar que trabalhemos em conjunto para o desenvolvimento e geração de emprego na região. A criação desta agência não oneraria as prefeituras nem o Condemat e seria uma importante estratégia para captação de novas empresas para a região e para termos um diálogo mais próximo com as que já estão instaladas. A economia é algo que devemos pensar regionalmente, uma empresa bem instalada em um município como Suzano, por exemplo, gera dividendos e cria empregos para os municípios vizinhos”, detalhou.

O atual presidente fez um balanço positivo de sua gestão em 2021, e citou a atuação conjunta dos prefeitos em favor da região. “Foi um período difícil para todos os gestores, mas com a união e trabalho conseguimos avançar em muitas áreas, com destaque para a Saúde, na ampliação das vagas hospitalares para tratamento às pessoas diagnosticadas com covid-19, que deu aos municípios todo suporte para que a população não ficasse sem atendimento” disse Ashiuchi.

Os demais membros da diretoria eleita do Condemat são José Luiz Eroles Freire, prefeito de Guararema (1º tesoureiro); Carlos Chinchilla, prefeito de Salesópolis (2º tesoureiro); e Priscila Gambale, prefeita de Ferraz de Vasconcelos (secretária geral). O Conselho Fiscal terá como presidente o prefeito Rodrigo Ashiuchi (Suzano) e como membros os prefeitos Luís Camargo (Arujá), Carlos Alberto Taino Júnior (Biritiba Mirim), Eduardo Boigues Queroz (Itaquaquecetuba), Caio Cunha (Mogi das Cruzes), Márcia Bin (Poá) e Adriano Levorin (Santa Branca).

O Condemat é integrado hoje pelas cidades de Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Branca, Santa Isabel e Suzano. O consórcio representa uma região com três milhões de habitantes e sua estrutura é formada pelo Conselho de Prefeitos e pelas Câmaras Técnicas, integradas por secretários e gestores das principais áreas das administrações municipais.