Guarulhos solicita ao Governo do Estado doses da vacina contra gripe para conter aumento de casos de H3N2

Foto: Reprodução
- PUBLICIDADE -

O secretário de Saúde de Guarulhos, Ricardo Rui, afirmou nesta quinta-feira (23) durante a live do Prefeito Guti, que no último dia 17 foi solicitado ao Governo do Estado de São Paulo um grande volume de doses da vacina contra a gripe para conter aumento de casos de H3N2 na cidade, porém não será para toda a população. Apenas para os grupos prioritários: crianças, idosos e pessoas portadoras de comorbidades.

Segundo Guti, nos últimos dias a cidade sofreu um grande inchaço na rede pública de saúde. “Muita gente procurando os nossos pontos de atendimento de saúde. As Unidades Básicas de Saúde (UBS), as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e os hospitais superlotaram por essa questão da H3N2. As pessoas não sabiam se era coronavírus por conta da insuficiência respiratória, assim acabaram procurando esses locais”, afirmou o prefeito.

O prefeito explicou que situações emergentes exigem ações emergentes. “Nós temos que ajudar nessa contenção, nesse surto muito grande de H3N2. Precisamos nos preparar para conseguir atender da melhor forma possível e é assim que funciona: quando vem o surto e quando vem uma emergência, nós nos adequamos para conseguir atender todo mundo”, explicou ele.

De acordo com Guti, a prefeitura está trabalhando para conseguir acomodar e atender, da melhor maneira possível, todos os cidadãos de Guarulhos e não foi somente com o município que aconteceu o surto gripal, vários outros estados do país também tiveram e estão tendo esse mesmo problema. “A capital e a rede privada também estão passando pelos mesmos problemas que a cidade de Guarulhos. Não tem distinção da rede pública para a rede privada de saúde”, finalizou o prefeito.

- PUBLICIDADE -