Exposições de arte são opções para as férias em Guarulhos

Foto: 17º Salão Nacional de Arte Contemporânea - Carla Maio

Para aqueles que vão aproveitar o período de férias escolares na cidade, a Prefeitura de Guarulhos oferece opções culturais com exposições de fotos no Arquivo Histórico e na Biblioteca Monteiro Lobato, na região central, mostra de artes visuais no Centro de Exposições de Arte Prof. José Ismael, na Vila Galvão, e a 17ª edição do Salão Nacional de Arte Contemporânea. O acesso aos espaços é gratuito e aberto ao público em geral.

Até 1º de fevereiro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, o Arquivo Histórico oferece ao público a exposição Centro Municipal de Educação Adamastor, mostra com imagens das atividades dos trabalhadores das obras de restauração do Adamastor em 2003, acompanhadas pelo olhar atento da fotógrafa Vera Jursys. O Arquivo Histórico integra o complexo do Adamastor e fica na avenida Monteiro Lobato, 734, Macedo.

Cores, linhas e superfícies

Quem passar pela Vila Galvão até o dia 27 de fevereiro poderá conferir a exposição Entre Mundos, da artista Kika Goldstein. Sob curadoria de Anna Guerra, Entre Mundos apresenta resultados de pesquisas visuais recentes de Kika, que podem ser vistas como rostos e paisagens em trabalhos com tinta, aquarela e colagem.

O Centro de Exposições de Arte Prof. José Ismael fica na praça Cícero de Miranda, s/nº, Vila Galvão, e recebe visitantes de terça a sexta-feira, das 10h às 12h e das 14h às 18h, e aos sábados e domingos das 14h às 19h.

Fotografia, pintura, gravura, instalação, desenho, escultura, arte digital e arte-objeto

Até o dia até 6 de março, diariamente das 8h às 22h, o salão de exposições do Adamastor apresenta o 17º Salão Nacional de Arte Contemporânea de Guarulhos. Nesta edição foram selecionadas 191 obras de 132 artistas de diversos estados, como Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, entre outros.

No salão de exposições da Biblioteca Monteiro Lobato o visitante encontrará a mostra fotográfica Destinos, da artista Tati Mendes, em exibição até o dia 13 de março, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30.

As imagens que compõem a exposição foram fotografadas em 2021 durante a fase vermelha da pandemia de covid-19. Destinos é uma exposição realizada com recursos da Lei Aldir Blanc, que possibilitou a artistas um meio de exercer suas atividades durante esse período. A Biblioteca Monteiro Lobato fica na rua João Gonçalves, 439, Centro.

Para saber mais sobre a programação cultural em Guarulhos acesse https://www.guarulhos.sp.gov.br/agendacultural.