Grupo de acolhimento para pessoas com baixa visão promove primeiro encontro do ano

Foto: Divulgação/PMG

O grupo de acolhimento para pessoas com baixa visão, serviço da Prefeitura de Guarulhos para pessoas que perderam a visão ou parte dela recentemente, realizou nesta terça-feira (11) o seu primeiro encontro do ano, com nove participantes.

Os participantes fizeram a leitura de um capítulo do livro Fiquei Cego, e Agora? , com o auxílio de um agente de leitura da Secretaria de Cultura. Na discussão, os participantes trouxeram suas vivências no que diz respeito ao momento do luto após a perda da visão e relataram a dificuldade que algumas famílias têm de aceitar essa nova condição.

A segunda atividade foi se olhar no espelho. Cada participante recebeu um espelho e foi convidado a relatar o que podia ver além do reflexo, relatando o que enxergava interiormente. A professora Fernanda Oliveira, que acompanha a turma, esclarece que a condição da pessoa com baixa visão é diferenciada. “Alguns conseguem enxergar vultos, usar o celular, caminhar sem bengala. Já outros conseguem enxergar partes de um objeto, contrastes etc.”, explica.

O grupo se reúne uma vez por mês na Subsecretaria de Acessibilidade e Inclusão. Inscrições podem ser feitas pelo telefone 2414-3685.