Pássaros silvestres mantidos em cativeiro na Vila União são apreendidos pela GCM

Foto: Divulgação/PMG
- PUBLICIDADE -

Uma equipe de Inspetoria Ambiental da Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarulhos apreendeu sete pássaros silvestres mantidos em cativeiro na rua Granito, Vila União, na tarde de sábado (29). Os agentes efetuavam o patrulhamento preventivo pela região quando depararam com as aves em um estabelecimento comercial: três da espécie trinca-ferro, dois da azulão, um galo-de-campina e um coleirinha. O dono do comércio não possuía a devida permissão do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) para cuidar dos animais.

De acordo com o artigo 29 da lei 9.605/98, de crimes ambientais, apanhar espécies nativas ou mantê-las em cativeiro é ilegal. A Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU) elaborou um auto de infração e o termo de apreensão.

Diante dos fatos, o dono do estabelecimento e as aves foram apresentados à autoridade no 7º Distrito Policial, onde foi lavrado um termo circunstanciado. O acusado é passível de penalização conforme a lei.

As aves serão encaminhadas ao Centro de Recuperação de Animais Silvestres (Cras) do Parque Ecológico do Tietê para cuidados veterinários e posteriormente serão soltas na natureza.

- PUBLICIDADE -