Guarulhos alerta para baixa cobertura de vacinação infantil contra a covid-19

Foto: Márcio Lino/PMG

Às vésperas de completar um mês da vacinação infantil de crianças de 5 a 11 anos contra a covid-19, Guarulhos aplicou 56.285 doses, sendo que 49.522 foram administradas em residentes da cidade. Os dados divulgados pela Secretaria da Saúde correspondem às informações exportadas do Vacivida até as 9h desta quarta-feira (16), e constatam a baixa cobertura vacinal no município, que tem uma população elegível para vacinação de aproximadamente 134 mil crianças.  

Desse público, a faixa etária de cinco anos é a mais preocupante. Apenas 21,80% do público elegível dessa idade, 20.120 crianças, foi vacinado, o correspondente a 4.387. Em seguida estão as crianças de seis anos, com 35,60% de 19.930, ou seja, com 7.096 vacinadas, e entre as crianças de 7 anos, 37,30% de 19.629, que é o mesmo que 7.322, recebeu a primeira dose.   

Pensando em facilitar o acesso e incentivar a vacinação, a Prefeitura ampliou polos e passou a vacinar por demanda espontânea. Com isso, crianças entre seis e 11 anos que antes tinham apenas quatro locais para serem vacinadas, hoje têm 47. As de cinco anos e àquelas pertencentes à faixa etária de cinco a 11 anos com alto grau de imunossupressão, antes imunizadas somente no Ambulatório da Criança (rua Oswaldo Cruz, 151 – Centro), agora também podem ser imunizadas nas UBS Vila Fátima, Vila Galvão, Haroldo Veloso e Cummins.        

A Secretaria da Saúde reforça que os dois imunizantes utilizados para a vacinação do público infantil, a vacina da Pfizer (para crianças de 5 a 11 anos e imunossuprimidas) e a Coronavac (para crianças acima de 6 anos), foram aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Além disso, o Ministério da Saúde ressalta que todas as vacinas adotadas no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO) são seguras e eficazes contra a doença. 

“Precisamos da ajuda dos pais e responsáveis para imunizarmos as crianças, acelerarmos a vacinação e diminuirmos a transmissão do vírus”, enfatizou o secretário da Saúde Ricardo Rui. Para a vacinação basta apresentar documento original com foto, cartão SUS (se houver) e CPF da criança, além de comprovante de residência. Os endereços de todas as UBS polos estão disponíveis em bit.ly/EndereçosUBSGru

Polos de vacinação infantil contra covid-19

Os 47 polos de vacinação infantil são as UBS Paraventi, Flor da Montanha, São Ricardo, Cecap, Vila Fátima, Vila Barros, Cavadas, Munhoz, Ponte Grande, Tranquilidade, São Rafael, Jardim Vila Galvão, Vila Galvão, Rosa de França, Palmira, Paulista, Continental, Recreio São Jorge, Cabuçu, Acácio, Belvedere, Primavera, Santa Lídia, Jovaia, Fortaleza, Seródio, Haroldo Veloso, Santos Dumont, Nova Bonsucesso, Vila Carmela, Inocoop, Soberana, Lavras, Ponte Alta, Santa Paula, Jacy, Cummins, Cumbica, Soimco, Uirapuru, Parque Jandaia, Normandia, Piratininga, Cumbica I, Jurema e Santo Afonso, além do Ambulatório da Criança.  

- PUBLICIDADE -