Guarulhos atinge marca histórica no acompanhamento de saúde do Auxílio Brasil

Foto: Fabio Nunes Teixeira/PMG
- PUBLICIDADE -

A Prefeitura de Guarulhos atingiu em fevereiro deste ano a marca de 92,24% na taxa de acompanhamento da agenda de saúde dos beneficiários do programa Auxílio Brasil (antigo Bolsa Família), índice nunca antes alcançado no município. O último indicador registrado na cidade foi de 75%, no 2° semestre de 2019, antes do início da pandemia de covid-19. Desde o início de 2020 os índices ficaram congelados devido à suspensão do acompanhamento por causa da crise sanitária mundial.

O acompanhamento da condicionalidade de saúde dos beneficiários do programa é obrigatório para a continuidade dos pagamentos regulares, além do acompanhamento da frequência escolar dos alunos. Na agenda de saúde, as crianças que têm até sete anos precisam ter a vacinação em dia e o acompanhamento nutricional e de crescimento. Além disso, mulheres de 14 a 44 anos também precisam fazer o acompanhamento e, se estiverem grávidas, realizar o pré-natal.

É sempre importante lembrar que o Cadastro Único, que dá acesso aos principais programas sociais do governo federal, é a porta de entrada para o recebimento do Auxílio Brasil. Outros programas que o cadastro dá acesso são a Tarifa Social de Energia Elétrica, o BPC-Loas e o Viva Leite, entre outros. O cadastro deve ser atualizado a cada dois anos ou sempre que houver qualquer alteração de dados pessoais.

Em caso de dúvidas é possível entrar em contato por meio dos telefones (11) 2087-4270 ou (11) 2408-7020 ou pelo email [email protected].

- PUBLICIDADE -