Projeto incentiva a destinação adequada de resíduos nas escolas da rede municipal

Foto: Divulgação/PMG
- PUBLICIDADE -

Na última terça-feira (15) professores da EPG José Jorge, na Vila Itapegica, participaram de formação em hora-atividade do projeto Nossa Escola Recicla: A Voz dos Educandos. A iniciativa da Prefeitura de Guarulhos aconteceu no auditório do CEU Vila São Rafael e contou com cerca de 30 professores da unidade escolar.

Com o objetivo de dar ênfase ao protagonismo infantil, a formação incentivou os professores a trabalhar o tema com os alunos, entender o que pensam sobre a destinação e a diminuição de resíduos e o que consideram possível ser feito, inicialmente dentro da escola e, posteriormente, em seu local de vivência.

A chefe da Divisão de Educação Ambiental de Guarulhos, Denise de Oliveira Camargo, explica que a proposta Nossa Escola Recicla foi apresentada às unidades no ano passado e, neste ano, retoma conceitos com as EPGs participantes para dar início ao projeto. “Durante a formação realizamos uma dinâmica com os professores e, logo após, apresentamos o cronograma. Como encaminhamento, os professores devem formar comissões com um aluno de cada turma, que vão compartilhar as discussões com os professores e colegas das demais turmas”, explicou.

Para a coordenadora pedagógica da EPG José Jorge, Michele Tramboni, a formação é de extrema importância, pois reafirma o compromisso com a sustentabilidade. “A escola não está separada da comunidade. Nossa unidade tem um histórico de práticas sustentáveis desde 2017, quando começamos a trabalhar algumas questões separadas por sala. Em 2018 fizemos um projeto sobre a educação infantil como um lugar potente para contribuir com as reflexões e ações dos objetivos de desenvolvimento sustentável. A partir desse projeto, pudemos ver que quando o assunto é sustentabilidade as crianças têm potencial e também querem colocar a mão na massa. A escola trabalha com a separação dos resíduos, aproveitamento de materiais e queremos continuar com essas práticas”, destaca a coordenadora.

Além da EPG José Jorge, as unidades escolares Antônio Aparecido Magalhães e Celso Furtado também participam do projeto, nos quais alunos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e a Educação de Jovens e Adultos (EJA) estão envolvidos.

Nossa Escola Recicla

O programa está pautado na lei municipal 5.987/2004, que instituiu a coleta seletiva na rede municipal de ensino. Suas ações consistem no fortalecimento do descarte adequado dos resíduos recicláveis, além de salientar a importância da não geração de resíduos.

Com a implantação da coleta seletiva, a orientação é para que as unidades escolares, sejam elas da rede própria ou instituições parceiras, bem como os munícipes, passem a separar e descartar seus resíduos nos dias estipulados para atendimento nos bairros.

Além do constante incentivo para que os departamentos da Secretaria de Educação façam a destinação adequada dos resíduos recicláveis, em residuários identificados, no ano de 2017 foi lançada a campanha Gestos Simples que Transformam. Ela incentiva a mudança de alguns hábitos no ambiente de trabalho e contribui para o uso responsável dos recursos naturais por meio de ações como economia de água, de luz e incentivo da prática dos 5 Rs (repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar). Para ampliar essa campanha foi feita a aquisição de canecas para os servidores da Educação e fixação de cartazes que alertam sobre a impressão demasiada de documentos.

- PUBLICIDADE -