Trabalho de mulheres da segurança pública é foco de homenagens

Fotos: Divulgação/PMG
- PUBLICIDADE -

A Secretaria para Assuntos de Segurança Pública (SASP) de Guarulhos organizou uma solenidade em homenagem às mulheres que compõem a pasta nesta sexta-feira (18) na Vila Galvão. O evento contou com uma palestra sobre empoderamento feminino ministrada pela policial militar Katia Sastre, apresentações de diferentes autoridades das forças de segurança atuantes no município e um café da manhã.

Dentre os programas de capacitação da SASP há uma série de ações que buscam fomentar o conhecimento dos agentes em temas voltados à defesa do direito da mulher, condutas de atendimento às vítimas de abusos e combate à violência de gênero.

Para a inspetora Darcy Feitosa dos Santos, guarda civil municipal há 24 anos, ser mulher e vestir a farda é um exemplo de superação de preconceitos, orgulho e amor pela profissão. “Somos muito guerreiras. Não é fácil, vivemos em uma sociedade que está em constante evolução, mas que ainda carrega o machismo em suas raízes. Apesar disso, é gratificante saber que atravessamos esses obstáculos e servimos à população dia após dia”, disse.

Darcy está à frente da Patrulha Maria da Penha, serviço que fiscaliza o cumprimento de medidas preventivas de urgência que protegem as vítimas de violência de seus agressores. Foram mais de 350 monitoramentos realizados pelas equipes somente neste ano.

“Quando a vítima de algum crime é uma mulher, em especial quando se trata de violência doméstica, a presença das guardas faz com que elas se sintam mais confortáveis para que desabafem e contem suas histórias”, pontuou a inspetora.

O titular da SASP, Márcio Pontes, enalteceu o trabalho realizado pelas profissionais responsáveis pela segurança do município e destacou a importância dos projetos que a cidade realiza pela proteção das mulheres. “As guarulhenses estão muito bem representadas por cada uma dessas figuras. Vocês são exemplos que inspiram muita gente. Pensem na quantidade de vidas de meninas e mulheres que vocês transformam diariamente, isso é muito importante. Eu aprendo muito com vocês todos os dias. Obrigado por estarem em nosso time e caminharem conosco em busca de uma Guarulhos melhor”, enalteceu Pontes.

- PUBLICIDADE -