Área abandonada em Guarulhos seria 1ª Disneylândia brasileira

Foto: Reprodução/São Paulo Antiga
- PUBLICIDADE -

“O maior centro de diversões e de turismo do mundo” hoje não passa de ruínas em uma área de um milhão de metros quadrados em Guarulhos. A “Vasconcelândia” tinha a promessa de ser a primeira Disneylândia brasileira com anfiteatro com capacidade para cinco mil pessoas, uma estrada de ferro própria, aquário gigante, parque de diversões, entre outros.

A ideia era de José Vasconcellos, um dos maiores humoristas das décadas de 1960 e 1970. As cinzas dele foram, inclusive, lançadas pela família na área onde ele depositou seus sonhos e suas economias.

O comediante é considerado o introdutor do formato stand-up comedy no Brasil. Depois de viajar para Los Angeles e visitar a Walt Disney World, ele voltou ao país como a ideia revolucionária de implantar um enorme parque temático. Em 1968, nascia a Vasconcelândia Empreendimentos Turísticos S/A. Na mesma época, ele recebeu de um amigo o terreno em Guarulhos, para realizar o projeto.

O local teria restaurante, hotel, lagos e ilhas artificiais, brinquedos e representações das cidades brasileiras – tudo isso poderia ser visitado pelo público em um trenzinho.

O projeto, no entanto, não decolou devido à falta de investimentos o que acabou levando o humorista à falência. Em 1997, o parque foi a leilão para saldar uma dívida com o governo federal. O terreno está abandonado até hoje.

- PUBLICIDADE -