Arte do descanso: razões para você descansar sem culpa

Foto: Artem Beliaikin no Pexels
- PUBLICIDADE -

Vivemos buscando ser mais produtivos no trabalho, na escola ou em qualquer atividade que nos propomos a fazer, não é mesmo? Dessa forma, muitas vezes não interpretamos os sinais de esgotamento emitidos pelo nosso corpo. Nos sentimos cansados e sobrecarregados, de tal forma que impacta em todas as instâncias da vida. 

Estudos apontam os malefícios que a falta de descanso pode ocasionar, dentre eles ansiedade, estresse, esgotamento, improdutividade, perda de foco, insônia, alterações de humor, dores de cabeça e outros. 

Com isso, ressalto a importância das pausas para manter o equilíbrio e renovar as energias gastas durante as atividades rotineiras, citando 5 razões para você descansar sem culpa: 

1- Melhora as funções cerebrais: O nosso cérebro recebe muitos estímulos por dia, exigindo um grande esforço mental. O descanso permite que o cérebro processe melhor as novas experiências. 

2- Ajuda no aumento da produtividade: A busca incansável pela produtividade causa exaustão, levando ao esgotamento. Ter momentos de pausas auxilia na reposição de energia para as próximas atividades. 

3- Alivia o estresse: O estresse pode estar relacionado à sobrecarga, cobranças, preocupação e excessos do dia a dia. Descansar pode trazer uma sensação de alívio e relaxamento.

4- Melhora o humor: Descansar impacta na produção de serotonina, hormônio conhecido como regulador do humor. 

5- Auxilia na qualidade de vida: Ser saudável também está relacionado aos períodos de descanso de qualidade. É uma necessidade do ser humano que impacta no bem-estar. 

Agora que você já sabe que descansar é fundamental, tire um tempinho para relaxar!

- PUBLICIDADE -