GCM ministra palestra sobre prevenção a acidentes de trânsito

Foto: Divulgação/PMG
- PUBLICIDADE -

A Inspetoria de Trânsito da Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarulhos ministrou na manhã desta quinta-feira (19) uma palestra em alusão ao Maio Amarelo para funcionários de uma empresa de transporte de cargas em Cumbica. Foram propostas ações de conscientização para a direção defensiva e atenciosa a fim de orientar os condutores sobre como prever situações de perigo e reduzir os acidentes de trânsito.

Na apresentação os agentes destacaram que os caminhões podem sofrer acidentes gravíssimos, uma vez que são grandes, pesados e transportam cargas de variados pesos e tamanhos em vias movimentadas e estradas. Diante do perigo, seus condutores precisam ter concentração redobrada ao reconhecimento dos pontos cegos, que são as áreas da via e do veículo que não podem ser vistas.

A palestra orientou sobre quais são os motivos recorrentes que ocasionam os pontos cegos, desde árvores e arbustos próximos ao veículo ou o posicionamento do banco do motorista ou até mesmo dos espelhos, e como reduzi-los. Além disso, os caminhoneiros foram orientados para que façam paradas regulares, dirijam descansados e saudáveis.

Maio Amarelo

O objetivo do movimento internacional é chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito em todo o mundo por meio de ações coordenadas entre o poder público e a sociedade civil.

Nas ações da campanha, pedestres e condutores de diversos veículos são orientados sobre a responsabilidade e a conscientização necessária para tornar o trânsito cada vez mais seguro. Mais informações em maioamarelo.com.

- PUBLICIDADE -