Guarulhos registra quase 2 mil casos de furtos e roubos de cabos de energia

Foto: Divulgação/PMG

Em todo o ano passado Guarulhos registrou um total de 1.902 casos de roubo ou furto de cabos de energia. O número apresentou aumento de 16% em relação a 2020 quando foram contabilizadas 1.637 ocorrências. Os dados foram obtidos com exclusividade pelo HOJE através da Lei de Acesso à Informação.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Estado, neste ano até o momento, foram registrados 267 casos deste tipo. Somando os dados dos três períodos, cerca de 400 mil quilômetros foram levados da iluminação pública e da rede semafórica da cidade.

A última operação integrada realizada na cidade, desenvolvida pela Guarda Civil Municipal (GCM) e a Polícia Militar, ocorrida na primeira semana de maio, resultou na apreensão de 150 quilos de cobre moído e 200 quilos de fios e cabos furtados da rede elétrica que abastece a cidade, além da prisão em flagrante de uma pessoa por tráfico.

“Quando pegamos esse homem, ele estava levando os cabos até um desmanche. Lá eles pegam essa quantidade de fios e queimam, com isso que sobra não temos como levantar de onde que esse material foi subtraído. Inclusive, ele pode até ser de um resto de construção. Mas, neste caso, tudo foi apreendido e o suspeito também ficou preso”, contou Márcio Pontes, secretário de Segurança Pública.

Para frear os furtos, a prefeitura está concretando caixas de passagem de fios nas ruas, pois é cada vez mais comum ver um cruzamento com os semáforos apagados e ruas às escuras na maior parte da cidade. A polícia também está fechando o cerco aos compradores de cobre roubado.

- PUBLICIDADE -