SSP recebe sugestões de trabalhadores com moto e empresários para identificar falsos entregadores

Foto: Marcello Casal/Agência Brasil

O secretário da Segurança Pública, general João Camilo Pires de Campos, recebeu nesta quinta-feira (26) sugestões de sindicatos de trabalhadores com motocicleta e empresários de entregas expressas para identificar falsos entregadores que praticam roubos. Entre as propostas trazidas estão o cadastramento de todos os entregadores, e a substituição das chamadas “bags” por baús, com uma identificação específica fornecida pela empresa.

As sugestões foram bem recebidas pela SSP e por integrantes do Grupo de Trabalho (GT) criado com o objetivo de propor medidas para coibir os crimes praticados por falsos entregadores.

O grupo vem constantemente monitorando este tipo de delito e estuda a implementação de soluções tecnológicas, como a criação de um banco de dados integrado, que permitirá o cruzamento de informações entre as forças policiais e as empresas de entregas. Com ele, será possível identificar os falsos entregadores de delivery e coibir a prática criminosa.

“É intenção da Secretaria da Segurança, das empresas e dos representantes da categoria que todos os entregadores de delivery se cadastrem e estejam legalizados, pois quanto mais cadastros tivermos, mais controle conseguimos ter para separar os trabalhadores dos criminosos”, ressaltou o delegado Luís Segantin, integrante do GT. Para ele, a questão vem sendo olhada com atenção para não prejudicar os motociclistas profissionais.  

Outra importante ação sugerida pelos representantes das empresas e dos entregadores é a substituição das chamadas “bags” por baús na parte traseira das motocicletas usadas pelos entregadores. O item, que também viria acompanhado de uma identificação específica fornecida pela empresa, diminuiria a agilidade no momento da prática delituosa, o que dificultaria a fuga após um assalto.

O intuito, ainda de acordo com Segantin, é implementar as medidas “gradativamente, primeiro com o cadastro, depois com as observações dos requisitos objetivos e regulares, como o baú, a placa e as identificações corretas”.

Participaram da reunião representantes do Sindicato dos Mensageiros Motociclistas, Ciclistas e Moto-Taxistas do Estado de São Paulo (SINDIMOTO SP); da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (ABRACICLO) e do Sindicato das Empresas de Distribuição das Entregas Rápidas do Estado de SP (SEDERSP).

Também tomaram parte do encontro o secretário-executivo da Polícia Civil, Youssef Abou Chahin, o delegado assistente Luis Segantin Jr, o diretor do Departamento de Inteligência da Polícia Civil (Dipol), Caetano Paulo Filho, o perito criminal Antonio Vitorio Cerere, da Superintendência da Polícia Técnico-Científica (SPTC), e o diretor do Centro de Operações Integradas (COI), coronel Luis Carlos Castelli.

Prisões e apreensões

Além da movimentação para implementar o pacote de ações contra estes crimes, as polícias Civil e Militar, por meio da Operação Sufoco, realizam diariamente fiscalizações nas ruas.  Até o momento, já foram detidas mais de 2,6 mil pessoas e vistoriados cerca de 157,2 mil veículos, com a apreensão de 6,5 mil automóveis e motos e a recuperação de 402 veículos que haviam sido roubados ou furtados.

Também houve a apreensão de aproximadamente, 13,4 toneladas de drogas, 152 armas de fogo e 18 armas brancas. Foram recolhidos simulacros de armas, cartões bancários, máquinas de cartão, celulares e carcaças de celulares, veículos de alto valor, itens de informática, mais de R$ 91 mil em espécie, dinheiro estrangeiro, entre outros objetos.

Operação Sufoco

A Operação Sufoco foi iniciada no último dia 4 para combater a criminalidade, com destaque para os delitos cometidos por falsos entregadores de delivery, na cidade de São Paulo, se estendendo para a região metropolitana e interior. A ação começou no mesmo dia em que foi anunciado um aumento na quantidade de policiais nas ruas da Capital, dobrando o efetivo operacional por meio de atividades extras.

- PUBLICIDADE -