PM inaugura nova sede dos Bombeiros em Bauru

Foto: Nathalia Pagliarini
- PUBLICIDADE -

O secretário da Segurança Pública, general João Camilo Pires de Campos, inaugurou, nesta segunda-feira (30), a nova sede do Comando de Bombeiros do Interior – 2 (CBI-2), em Bauru, com um investimento aproximado de R$ 5,5 milhões. O novo espaço visa melhorar as condições de trabalho dos militares e de atendimento à população beneficiada, a qual soma 9,2 milhões.
“Tudo começa com uma ideia, essa ideia vira um projeto, e o projeto tem seu início, meio e fim. Hoje o projeto está concluído. O comando do Corpo de Bombeiros está fincado no Interior”, destacou o secretário.
“Essa nova instalação busca a dar suporte e abrigo adequado a toda essa estrutura existente”, completou o comandante-geral da PM, coronel Ronaldo Miguel Vieira, ao citar que o CBI-2 é responsável pela coordenação de 375 municípios, inclusive com o atendimento a emergências pelo 193.
Do total injetado para realização da obra, R$ 1 milhão foi disponibilizado pelo Estado e o restante pelo município por meio do Fundo Municipal de Manutenção do Corpo de Bombeiros (FUMB).
As obras tiveram início em janeiro de 2020 e foram finalizadas em abril deste ano. O novo espaço está localizado na Avenida Odilon Cerqueira Braga, 2-25, na Vila Aviação, e conta com diversas salas, alojamentos, banheiros, inclusive com acessibilidade, além de espaços para reuniões e aulas, refeitório, cozinha, receptação e pátio coberto a fim de atender às necessidades dos bombeiros e também do morador que buscar pelo serviço.
“Tenho certeza que isso [a inauguração] representa um avanço muito grande porque vamos enxergar melhor as demandas e necessidades, e ofertaremos mais serviços. Além disso, os comandos regionais têm papel preponderante no plano de expansão do Corpo de Bombeiros”, explicou o comandante do Corpo De  Bombeiros do estado, coronel Valdir Pavão, o qual também disse que há previsão de inauguração de 21 quarteis e bases até o fim desse ano.
Atualmente, o CBI-2 é comandando pelo coronel Nilton César Zacarias Pereira e tem em seu efetivo 66 bombeiros compondo o Estado-Maior e o Centro de Operações – Cobom (telefone de emergência 193), e outros 15 de Prontidão de Serviço 24 x 48 horas. Esses profissionais têm ainda o apoio de viaturas, como um micro-ônibus, um auto farol, um Comando de Operações, dois caminhões de apoio, três viaturas orgânica/transporte de pessoas e um utilitário.
O CBI-2 está estrategicamente localizado e integra seis unidades operacionais, sediadas em Ribeirão Preto, Marília, Bauru, São José do Rio Preto, Presidente Prudente e Araçatuba. No ano de 2021, na área territorial do Comando, foram atendidas mais de 185,7 mil ocorrências, dentre elas 22,6 mil de incêndio, 70,2 mil de resgate e 36 mil de salvamento. Entre os casos de destaque atendidos, está o soterramento de bombeiros civis, em Altinópolis, no fim do ano passado.

- PUBLICIDADE -