Prefeitura alerta para a proliferação de vírus respiratórios neste período do ano

Foto: Freepik
- PUBLICIDADE -

No período que compreende as estações outono e inverno as baixas temperaturas favorecem a proliferação dos vírus. Com isso o aumento no número de casos de síndrome gripal causada por vários deles, incluindo o SARS-CoV-2, causador da covid-19, é frequente nessa época do ano.

Segundo a Secretaria da Saúde de Guarulhos é possível diminuir a transmissão de possíveis vírus com as regras de etiqueta respiratória, que devem ser contínuas e seguidas à risca, principalmente por pessoas que apresentem sintomas de síndrome gripal.

Entre as regras estão usar máscara se apresentar qualquer sintoma respiratório, utilizar um lenço de papel ao tossir e depois descartá-lo no lixo (caso não seja possível, coloque o antebraço sobre a boca), higienizar as mãos e objetos com regularidade, evitar contato físico, compartilhamento de objetos pessoais e aglomerações e, por último, se possível, trabalhar em casa.

Todos os casos de síndrome gripal e SRAG (síndrome respiratória aguda grave) devem ser notificados nos sistemas eSUS Notifica e Sivep Gripe, respectivamente. O Departamento de Vigilância em Saúde de Guarulhos, por meio do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs) e da Vigilância Epidemiológica, analisa todos os dados epidemiológicos e também a taxa de ocupação hospitalar.

O sistema de saúde do município sempre recomenda que as regras de etiqueta respiratória sejam seguidas, além de orientar os pacientes a procurarem a assistência médica em casos de síndrome gripal. O uso de máscaras neste momento é recomendado em locais fechados, conforme a orientação do governo estadual.

Acompanhe todas as dicas pelo link https://www.guarulhos.sp.gov.br/article/medidas-preventivas-de-combate-ao-coronavirus-recomendadas-pelo-departamento-de%20vigilancia-em-saude.

- PUBLICIDADE -