Ambulatório da Criança terá ação especial neste sábado

Imagem: Fabio Nunes Teixeira/PMG
- PUBLICIDADE -

Neste sábado (11) o Ambulatório da Criança (rua Oswaldo Cruz, 151 – Centro) terá uma ação especial voltada a pacientes entre quatro e dez anos de idade. O evento, chamado de Hospital do Ursinho, é uma parceria da Secretaria da Saúde de Guarulhos com os alunos do curso de medicina da Uninove e ocorrerá das 9h às 13h.

O objetivo é reduzir o medo das crianças quanto à figura do médico, ambientes hospitalares e procedimentos por meio de simulações de atendimento com material lúdico. As crianças participantes desempenham o papel de pai ou mãe de seu ursinho, que elas próprias levam para a atividade.

Ao passar pelo circuito a criança projeta seus problemas individuais no seu “filho”, que está passando pela consulta médica. Dessa forma, há uma exteriorização dos sentimentos de medo e angústia da criança.
Na ação existem diversas “estações” que representam as áreas médicas: recepção, triagem, enfermaria, raio X e centro cirúrgico, que simulam o ambiente ambulatorial, hospitalar e cirúrgico. Em cada sessão é aprofundada a relação entre o ursinho, a criança e o estudante de medicina.

O Hospital do Ursinho é uma iniciativa da Federação Internacional das Associações dos Estudantes de Medicina e atende prioritariamente crianças de três a seis anos, mas na ação do próximo sábado essa faixa etária será ampliada.

- PUBLICIDADE -