Ministério da Saúde realiza pesquisa de saúde bucal em Guarulhos

Foto: Laísa Queiroz/MS

Para identificar as condições de saúde bucal mais prevalentes na população brasileira e subsidiar políticas públicas, o Ministério da Saúde realiza a terceira edição da SB Brasil – Pesquisa Nacional de Saúde Bucal. Até o final deste mês de junho, a pesquisa vai coletar dados da população em 422 municípios Brasileiros, sendo 24 no estado de São Paulo.

O SB Brasil é o maior estudo sobre as condições de saúde bucal da população brasileira e, neste ano, será realizada com mais de 50 mil pessoas. Na primeira etapa, os profissionais da Atenção Primária à Saúde Bucal passarão de porta em porta para convidar a população para a pesquisa e buscar pessoas com idade dentro das faixas da pesquisa. Em seguida, na segunda etapa, serão coletados dados socioeconômicos, por meio de questionário e será realizado o exame bucal. A participação é muito importante porque além de contribuir na pesquisa, o participante que apresentar algum problema bucal, já será encaminhado para a UBS.

O secretário de Atenção Primária à Saúde, Raphael Parente, ressalta a importância da ação para a região Sudeste. “Cerca de 7.600 pessoas serão visitadas na região. A participação é importante para o Ministério conhecer melhor a saúde bucal da população. O nosso compromisso é garantir o acesso de toda a população brasileira ao serviço odontológico”, afirmou.

As pessoas que farão parte da pesquisa devem ter as seguintes idades: 5 anos, 12 anos, 15 a 19 anos, 35 a 44 anos e 65 a 74 anos (5 grupos Serão verificados também a necessidade de tratamento dentário, de urgência de tratamento e de próteses dentárias.

No interior dos estados serão pesquisadas 100 pessoas de cada idade-índice ou grupo etário, totalizando 500 pessoas. Nas capitais foram definidas 250 pessoas para as idades-índices de 5 e 12 anos e de 300 pessoas para os outros grupos etários (15 a 19 anos, 35 a 44 anos e 65 a 74 anos) totalizando 1.400 pessoas. Somando as cidades do interior com a capital, o estado obterá um total de 1.900 participantes.

Entenda

O SB Brasil é um estudo sobre as condições de saúde bucal da população brasileira. Esta pesquisa representa a continuidade dos modelos já realizados em 2003 e 2010, e será realizada com mais de 50 mil pessoas (50.800 pessoas) inseridas em 422 municípios, sendo estes 395 municípios do interior somados às 26 capitais e ao Distrito Federal.  Nesta fase, o Ministério da Saúde investiu cerca de R$ 4 milhões.

Por meio da pesquisa, busca-se identificar as doenças bucais mais prevalentes como a cárie dentária e a doença periodontal, bem como a necessidade de próteses dentárias, as condições de oclusão, o traumatismo dentário e o impacto das condições de saúde bucal na qualidade de vida, entre outros aspectos.

Confira a lista dos municípios de São Paulo

1.      São Paulo

2.      Artur Nogueira

3.      Bauru

4.      Bragança Paulista

5.      Carapicuíba

6.      Cubatão

7.      Ferraz de Vasconcelos

8.      Guarulhos

9.      Indaiatuba

10.  Itaquaquecetuba

11.  Jandira

12.  Mauá

13.  Monte Azul Paulista

14.  Osvaldo Cruz

15.  Piracicaba

16.  Ribeirão Preto

17.  Salto de Pirapora

18.  Santo André

19.  São Bernardo do Campo

20.  São João da Boa Vista

21.  São José dos Campos

22.  Sorocaba

23.  Suzano

24.  Tupã

- PUBLICIDADE -