Orquestras de Guarulhos se destacam na 52ª edição do Festival de Inverno de Campos do Jordão

Foto: Camila Rhodes/PMG

Os instrumentistas das orquestras de Guarulhos têm motivos de sobra para comemorar e não é para menos, já que a Gru Sinfônica e a Orquestra Jovem participam de concertos gratuitos da 52ª edição do Festival de Inverno de Campos do Jordão. O evento, que acontece entre os dias 2 e 31 de julho em Campos do Jordão e na Sala São Paulo, na capital, é coordenado pelo violonista Fabio Zanon e reúne uma programação com 89 concertos.

Para o vice-prefeito e secretário de Cultura, Professor Jesus, o convite para a participação das orquestras em tão importante evento da música clássica é resultado de um trabalho minucioso de formação dos instrumentistas. “O Festival de Campos de Jordão tem grande repercussão no meio sinfônico, sobretudo por colocar as orquestras da cidade em meio aos grandes grupos do país, um lugar de respeito e reconhecimento, que agora extrapola os limites do município e ganha ares de genialidade nas montanhas de Campos de Jordão”.

Programação

No dia 17 de julho, domingo, às 11h, a Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos apresenta concerto gratuito, programa animado e vibrante com composições latino-americanas de países como México, Venezuela, Argentina, Brasil, entre outros, no recém-inaugurado parque Capivari, em Campos do Jordão.

Em sua trajetória de quase 20 anos de estrada, a Orquestra Jovem é conhecida por seu dinamismo contagiante, sobretudo diante de desafios surpreendentes. Em julho de 2019 registrou sua primeira participação no festival, em sua 50ª edição.

No dia 23, às 11h, é a vez da Orquestra Gru Sinfônica encantar o público do parque Capivari com concerto dos alunos do curso de regência do Festival de Campos do Jordão, sob coordenação do professor Neil Thompson.

A Gru Sinfônica foi convidada para ser a orquestra residente do festival e, portanto, estender a atividade pedagógica realizada na cidade de Guarulhos com alunos da rede municipal aos estudantes do curso de regência do festival. Para tanto, instrumentistas e estudantes de regência passarão por uma imersão na qual terão interação profunda e voltada à especialização dos cursistas. O resultado desse trabalho será apresentado no dia 23, com um programa que traz grandes compositores da música de concerto como Beethoven, Brahms, Rossini e Berlioz, entre outros.

Atividade de formação especializada na área de música de concerto, o Festival de Inverno de Campos do Jordão é um dos mais importantes do país. De acordo com o maestro Emiliano Patarra, regente das orquestras de Guarulhos, o festival se caracteriza como um momento de celebração. “Todas as atenções do universo orquestral voltam-se para Campos de Jordão durante o festival e fazer parte disso é estar em meio ao que há de mais importante no mundo da música de concerto. As orquestras de Guarulhos são parte dessa engrenagem e estamos muito contentes com o convite e a conquista desse espaço”, diz Patarra.

De volta à cidade, no domingo, dia 24, às 18h, a Orquestra GRU Sinfônica apresenta o espetáculo Grandes Aberturas Românticas, no 1º Festival de Inverno de Guarulhos, no Bosque Maia.

Para conferir a programação completa do 52º Festival de Inverno de Campos do Jordão acesse http://www.festivalcamposdojordao.org.br/. Para conhecer os eventos culturais que acontecem em Guarulhos acesse https://www.guarulhos.sp.gov.br/agendacultural.

- PUBLICIDADE -