Ainda reticente à eletrificação, público poderá fazer test-drive com carros elétricos no interior de SP

- PUBLICIDADE -

Reginaldo Pupo

A eletrificação de carros no país já é uma realidade, ainda que distante para a maioria dos brasileiros, devido ao alto custo do produto final e à falta de estrutura para o carregamento das baterias, aliados à inexistência de um incentivo relacionado aos impostos.  

Mas como o público está há décadas acostumado a pilotar carros à combustão, é comum ver com ressalvas essa mudança radical. Existem muitas dúvidas em relação aos carros elétricos. O que mais ouço são perguntas relacionadas ao custo da energia domiciliar para recarregar as baterias e sua durabilidade; a autonomia, manutenção, rede de concessionárias, quantidade de eletropostos de cargas espalhada pelo país, etc. 

Muitos proprietários de carros à combustão decidiram subir um degrau por vez antes de adquirir um carro 100% elétrico e passaram a adquirir veículos híbridos, que funcionam tanto a combustão como a bateria. Outros, mais abastados, preferiram virar a chave de vez e entrar de cabeça em um carro 100% elétrico. E, após a experiência, afirmam que nunca mais querem um carro a combustão. 

Agora, o grande público poderá tirar essas e todas as dúvidas em um evento que será realizado entre os dias 8 e 15 de novembro no pequeno município de Tuiuti, a menos de 120km da capital paulista. Lá será realizado o Electric Experience, que oferecerá, a exemplo do ano passado, o privilégio inédito no Brasil de dirigir em um único evento diferentes veículos elétricos em uma pista fechada e segura.  

Na edição do ano passado, segundo a organização, foram mais de 2,7 mil test drives no total, no que foi considerado por especialistas do setor como o “estopim de uma revolução da indústria automobilística”, provocada pela eletromobilidade, movimento que se espalhou pelo mundo e, só no Brasil, viu as vendas da categoria crescerem 78% no primeiro semestre de 2022, comparado com o mesmo período de 2021.  

Depois do sucesso da estreia, o Electric Experience se prepara para sua segunda edição, tendo como cenário a mesma pista: o circuito do Motor Park – Haras Tuiuti, que mistura retas curtas, curvas exigentes e mudanças de nível, condições ideais para tirar o melhor de um veículo elétrico.  

Veículos híbridos

O Electric Experience 2022, que tem a Enel X Way como patrocinadora master, reunirá um time de estrelas ainda mais completo: além das opções movidas 100% a bateria, o evento contará também com modelos híbridos plug-in, que combinam motores a combustão e elétrico e vêm ajudando a ampliar a presença dos elétricos nas ruas. Já confirmaram a presença marcas como BYD, Chevrolet, Jeep, Nissan, Peugeot, Renault e Volvo.  

Todos os carros estarão à disposição de uma das grandes novidades da edição deste ano: em 2022, o Electric Experience será aberto ao público. No ano passado, o evento foi idealizado para reunir montadoras, compradores corporativos e especialistas do setor.  

Os quatro primeiros dias, de 8 a 11 de novembro, continuarão dedicados exclusivamente a negócios. Mas o interesse geral sobre elétricos cresceu tanto de lá para cá que, atendendo pedidos, a experiência de testar na prática o futuro da mobilidade estará disponível para todos.  

Entre 12 e 15 de novembro, no feriado prolongado da Proclamação da República, o Electric Experience se transformará na mega atração principal do Motor Park, o primeiro parque automotivo do país, sediado no mesmo complexo do Haras Tuiuti.  

Outros atrativos

Quem comprar o ingresso do Motor Park nesses dias terá direito a andar com os veículos elétricos nas pistas on road e off road. E todas as outras atrações do Motor Park continuarão disponíveis para os visitantes, como os simuladores na sala de games e de capotamento.  

“O Electric Experience quer mostrar as várias faces da eletromobilidade. Nos dias fechados, o foco será em negócios e nos impactos na sociedade. Com os dias abertos ao público, queremos mostrar que andar de carro elétrico também é muito divertido e isso só é possível entender andando de verdade na pista”, afirma Cacá Clauset, diretor da TSO Brasil, empresa idealizadora do evento.  

O segmento de veículos elétricos e híbridos vem ganhando velocidade no mundo. Segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), houve um crescimento de 109% em 2021 nas vendas globais, na comparação com o ano anterior. Neste ano, o Brasil superou a marca histórica de 100 mil veículos eletrificados em circulação. Informações www.electricexperience.com.br

- PUBLICIDADE -