Trânsito: 16 motoristas são autuados em operação de combate à alcoolemia

Divulgação/Detran
- PUBLICIDADE -

Na última sexta-feira (22), em Guarulhos, uma inspeção da Operação Direção Segura Integrada (ODSI), de fiscalização de alcoolemia, registrou 16 autuações por recusa ao teste do bafômetro. Foram abordados 374 veículos na Estrada Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira e na Avenida José Miguel Ackel.

Com o objetivo de reduzir e prevenir os sinistros no trânsito causados pelo consumo de álcool combinado com direção, o Detran-SP promoveu, de forma integrada com as Polícias Militar, Civil e Técnico-Científica, 35 fiscalizações da Operação Direção Segura Integrada (ODSI) em todas as regiões do estado de São Paulo entre os dias 15 e 25 de setembro, período da campanha educativa da autarquia em função da Semana Nacional de Trânsito (SNT). A Polícia Militar, parceira do Detran-SP nas autuações, também promoveu 88 ações, de fiscalização ou de caráter educativo, para coibir a perigosa mistura entre álcool e direção.   

Nas 123 ações promovidas pelo Detran-SP e pela PM durante a SNT, 36.416 motoristas foram abordados. Desses, 1.295 foram autuados por recusa ao teste do bafômetro e 96 por direção sob influência de álcool. Também foram registrados 18 crimes de trânsito.

Tanto dirigir sob efeito de álcool – quando o teste do etilômetro aponta o índice de até 0,33 mg de álcool por litro de ar expelido – quanto recusar-se a soprar o bafômetro são consideradas infrações gravíssimas, segundo os artigos 165 e 165-A do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Em ambos os casos, o valor da multa é de R$ 2.934,70 e o condutor responde a processo de suspensão da carteira de habilitação. Se houver reincidência no período de 12 meses, a pena é aplicada em dobro, ou seja, R$ 5.869,40, além da cassação da CNH.

Já no caso da autuação por crime de trânsito (quando o motorista apresenta índice a partir de 0,34 miligramas de álcool por litro de ar expelido no teste do etilômetro), se condenado, o condutor, além das multas e suspensão da CNH, cumpre de seis meses a três anos de prisão, conforme prevê a Lei Seca, também conhecida como “tolerância zero”.

Mais de 27 mil motoristas abordados nas 35 ODSIs

No total, 27.497 veículos foram abordados nas ações em todo o Estado. No total, 702 condutores foram autuados por recusa ao teste do etilômetro e 82 por direção sob efeito de álcool. Foram registrados ainda 13 crimes de trânsito.

As ODSI do Detran-SP são promovidas incessantemente, com o objetivo de reduzir e prevenir os sinistros causados pelo consumo de bebida alcoólica. O alerta em relação aos altos riscos da alcoolemia no trânsito está no topo da lista de preocupações da autarquia quanto à conscientização permanente dos motoristas. A participação da sociedade na estruturação de um ambiente cidadão no trânsito, a partir da conscientização, é também a tônica da campanha “A vida está sempre em trânsito. No trânsito, escolha a vida”, criada pela agência Babel para o Detran-SP, com foco na Semana Nacional de Trânsito. As peças, veiculadas em emissoras de televisão e rádio e na internet, além de exibidas em relógios de rua, partem da premissa de que, em momentos diferentes, todos podem assumir papéis diversos no trânsito, de motoristas, condutores, passageiros ou pedestres. Então, a lei é priorizar o respeito à vida.

Operações da PM com apoio do Detran-SP

A Polícia Militar, parceira do Detran-SP na fiscalização da alcoolemia no trânsito, por meio do Comando de Policiamento de Trânsito (CPTran), promoveu 77 fiscalizações durante a Semana Nacional de Trânsito. Foram 8.919 testes do etilômetro realizados. Ao todo, 593 motoristas se recusaram a soprar o bafômetro, 14 foram autuados por direção sob efeito de álcool e cinco crimes de trânsito foram registrados.

Além dessas fiscalizações, outras 11 operações educativas (sem caráter punitivo) aconteceram em bares e restaurantes na capital paulista ao longo da Semana Nacional de Trânsito. Ao todo, 310 pessoas foram conscientizadas. O CPTran recebeu ainda, na sede do Comando, mais de dois mil estudantes de 4 a 9 anos e 120 professores da rede pública de ensino. As crianças foram convidadas a desenvolverem atividades lúdicas, voltadas para a educação no trânsito. O objetivo é torná-las agentes disseminadores de comportamentos seguros, contribuindo, assim, para a formação de futuros condutores conscientes.

- PUBLICIDADE -