O poder da fé em Guarulhos

- PUBLICIDADE -

“Todos os caminhos levam a Deus”. Baseado nesta frase desde o início da História humana há uma incessante busca do homem para se encontrar com um ser superior que preencha o vazio interno e seja um refúgio nos momentos de angústia. Desde então uma diversidade de expressões religiosas surgiram e em Guarulhos não tem sido diferente.

O mais tradicional e maior evento religioso da cidade é a Festa em Louvor a Nossa Senhora do Bonsucesso que neste ano chegou a sua 282ª edição. As celebrações têm início com a tradicional Carpição. A homenagem a Nossa Senhora de Bonsucesso reúne um conjunto de eventos como novenas, missas e bênçãos.

Atualmente, de acordo com dados do Censo do IBGE de 2010, há cerca de 649.919 católicos em Guarulhos. Eles são seguidos pelos evangélicos que, em constante ascensão, somam mais de 350 mil fiéis. Além destas, outras religiões também possuem praticantes na cidade como espíritas, Testemunhas de Jeová, candomblé, umbanda, budismo, novas religiões orientais, Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, islamismo, tradições esotéricas, espiritualista e judaísmo.

Cleber Leandro, padre



“A cidade de Guarulhos está com grandes oportunidades de crescimento humano, cultural, social e religioso e a fé está enraizada desde as origens da cidade, de berço católico e aos pés da Imaculada Conceição. A religião contribui para tornar a cidade mais humana, pacífica e caridosa, mas ainda precisamos aprender a cuidar e respeitar o meio ambiente e os espaços comuns. As diversas comunidades cristãs e de outras denominações podem ajudar na identificação da pessoa com a cidade, formando laços de solidariedade, harmonia, justiça e compaixão com os mais necessitados, os preferidos do Senhor, apoiando as lutas em favor da dignidade humana muitas vezes transcurados. Enfrentamos diariamente inúmeras batalhas em busca de uma sociedade justa e fraterna, mas seguimos confiantes que com Jesus a batalha é grande, mas a vitória é certa!”





Fernando Diniz, pastor na igreja Comunidade da Graça

“Moçada que ama Guarulhos (MAG), este foi o primeiro nome que nosso movimento com jovens e adolescentes teve! Isso demonstra a visão que tenho da cidade de Guarulhos – um lugar para a gente honrar! Isso envolve apreço e disposição em servir, zelar e orar pela cidade e por aqueles que a dirigem.  Ser uma localidade com o aeroporto que tem, rodeada por importantes rodovias, com grandes empresas, dá a Guarulhos uma vocação para estar entre as cidades que lideram o país em negócios e eventos. Há um caminho grande a ser construído na infraestrutura, porém é com visão e dedicação que vamos honrar a cidade e prepará-la para as próximas gerações”.

Carlos Roberto Salun, presidente da Federação de Umbanda e Candomblé do Estado de São Paulo (Fucesp)

“Guarulhos para mim é uma potência. Minha vida é aqui em Guarulhos, então no aniversário da cidade desejo que ela cada vez se progrida mais, continue essa terra maravilhosa e eu estou aqui até o fim dos meus dias”.

Sheikh Khaled Taky Eldin, líder religioso da Comunidade Muçulmana de Guarulhos




“Guarulhos é o ambiente certo que você vai encontrar várias culturas e religiões. Ela deu suporte muito importante para nós. Guarulhos é o lugar que deu muito para a nossa comunidade árabe, a nossa comunidade muçulmana. Admiramos o povo daqui que nos recebeu de braços abertos e aqui podemos viver com a nossa família em paz”.

- PUBLICIDADE -