Rede Cegonha atende adolescentes com método contraceptivo para evitar a gravidez precoce

Fotos: Divulgação/PMG
- PUBLICIDADE -

Na última sexta-feira (15) a Secretaria da Saúde de Guarulhos promoveu uma atividade estratégica voltada aos direitos e cuidados relacionados ao planejamento reprodutivo. O foco da iniciativa da Rede Cegonha foi a atenção à saúde da mulher durante a gestação, o parto e o puerpério, bem como ao longo do desenvolvimento da criança.

Foi criado um espaço de aconselhamento técnico sobre gravidez na adolescência e a respeito de métodos contraceptivos para atender ao público adolescente que se encontra em situação de acolhimento por determinação judicial junto ao Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (Cumbica), que é gerenciado pelo Núcleo Batuíra Serviço de Promoção da Família, instituição parceira da Prefeitura.

Após a rotina de orientações e recomendações a essas pacientes, somada à escuta qualificada, foram ofertados testes rápidos para ISTs (infecções sexualmente transmissíveis) e o método contraceptivo Implanon®, que é um implante hormonal.

“O Implanon® é uma inovação contraceptiva e um método reversível de longa duração, eficaz para a redução da gravidez não programada”, explicou Miruna Melo, coordenadora da Rede Cegonha da Secretaria da Saúde de Guarulhos.

Ela ainda ressaltou que quando se fala de gravidez não planejada em jovens os desafios são ainda maiores, podendo implicar maiores taxas de evasão escolar e consequências sociais e econômicas. “É urgente nos aproximarmos dessa parcela da população, proporcionando a ela conteúdo e linguagem acessível às suas necessidades específicas”.

- PUBLICIDADE -