Defesa Civil oferece formação em prevenção a enchentes para agentes comunitários de saúde

Divulgação/PMG

Na manhã desta quinta-feira (6) agentes da Defesa Civil de Guarulhos estiveram na UBS Nova Cidade para falar com cerca de 50 agentes comunitários de saúde a respeito de maneiras de agir antes, durante e depois de enchentes. O convite à Defesa Civil foi motivado pelas recentes chuvas de grande volume que acometeram principalmente a Vila Any e imediações, causando enchentes.

A proposta da formação é que esses agentes de saúde – cidadãos voluntários que são parceiros da Prefeitura em assuntos comunitários – se tornem multiplicadores da política de prevenção e de cuidados que é necessária durante o período de vigência do Plano Verão.

“As pessoas que tomam parte nessa atividade voluntária são um elemento fortíssimo de ligação entre o poder público e a população, potencializando nosso alcance de disseminação da informação e criando um elo imediato entre as pontas envolvidas em ocorrências climáticas”, comentou o coordenador da Defesa Civil de Guarulhos, coronel Waldir Pires.

Os agentes da coordenadoria trataram principalmente de questões relacionadas a doenças provocadas por problemas de saneamento, comuns em situações de alagamento, sobre ações de cidadania que previnem a obstrução de corpos d’água e de atitudes que podem mitigar danos quando a crise é inevitável. Ao final da apresentação responderam as questões dos participantes.

- PUBLICIDADE -