Técnicos da Defesa Civil de Guarulhos participaram na segunda-feira (17), tanto presencial quanto remotamente, do lançamento do GeoRisk, um novo sistema desenvolvido pelo Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI. O sistema tem como objetivo aprimorar a capacidade de previsão e monitoramento de deslizamentos de terra, oferecendo alertas com até 72 horas de antecedência, o que representa um avanço significativo em relação às previsões anteriores, que eram feitas com previsibilidade máxima de 24 horas.
O GeoRisk é capaz de gerar previsões mais precisas e antecipadas sobre riscos de deslizamentos de terra, utilizando modelos numéricos de previsão meteorológica, dados históricos de chuva e limiares críticos de precipitação; isso garante análises robustas e confiáveis, oferecendo suporte mais eficiente às autoridades na elaboração de alertas para a população.
Entre os resultados do novo sistema, destaca-se um aumento de 13% na taxa de detecção de ocorrências de deslizamentos e de 15% na taxa de acerto das análises de risco, quando comparado aos métodos tradicionais.
O evento aconteceu em São José dos Campos, e contou com a presença do ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho e da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovações, Luciana Santos, além de representantes do Parque de Inovação Tecnológica de São José dos Campos – PIT, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE, Universidade Estadual Paulista – UNESP, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE e de integrantes das Coordenadorias Municipais de Defesa Civil de São José dos Campos, Taubaté, Caraguatatuba e Guarulhos e das Coordenadorias Estaduais de São Paulo e do Maranhão.
Metodologia inovadora
O GeoRisk utiliza uma metodologia avançada que combina dados de diferentes modelos meteorológicos, informações ambientais e históricos de desastres. Ele classifica os riscos em cinco níveis (muito baixo, baixo, moderado, alto e muito alto) e apresenta os resultados de forma clara e objetiva, facilitando a tomada de decisões pelas autoridades competentes.
















