Cinco mil toneladas de lixo são retiradas de áreas públicas de Guarulhos

Assunto: Ação Brilha Guarulhos Local: Av. Pedro de Souza Lopes, 7800 - Recreio São Jorge Data: 09.05.2017 Foto: Fabio Nunes Teixeira
- PUBLICIDADE -

Em apenas seis meses, um total de 5,4 mil toneladas de diversos tipos de resíduos como entulho, madeira, móveis, pneus entre outros materiais, foram retirados das ruas, praças e terrenos da cidade pela Prefeitura de Guarulhos. O total equivale a 2.054 caminhões com 5m3 de capacidade cada um.

O trabalho foi executado pela equipe do Departamento de Limpeza Urbana da Secretaria Municipal de Serviços Públicos. São pelo menos 600 pontos viciados de descarte irregular existentes pela cidade, entre eles, a avenida Baquirivu é a “recordista da sujeira”. Do local, no período entre 10 de abril e 20 de maio, foram retiradas 1.587 toneladas de lixo. Em segundo lugar aparece a rua Amador Bueno, no Itapegica, com a retirada de 470 toneladas de sujeira.

A secretária de Serviços Públicos, Loredana Glasser ressaltou a importância da população para manter a cidade limpa. “A Prefeitura está somando esforços para limpar a cidade e nestes primeiros meses uma quantidade impressionante de materiais descartados irregularmente foi encaminhada aos locais corretos. O trabalho de limpeza só é efetivo quando a população participa, respeitando os dias e horários de coleta de lixo e utilizando os Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) para o descarte de entulhos e volumosos”, afirmou a secretária.

Todo o material recolhido passa por um processo de triagem. Madeiras e pneus são encaminhados para recicladoras particulares. O entulho, após limpo, é levado para a Usina de Reciclagem da Proguaru, onde é transformado em agregado reciclável para ser usado em obras de pavimentação, edificação e na fabricação de elementos pré-moldados. O restante é destinado ao aterro sanitário, no Cabuçu.

Pontos de Entrega Voluntária

Guarulhos oferece 19 Pontos de Entrega Voluntária (PEV), que são espaços para a destinação adequada de resíduos da construção civil e demolição (ferro, argamassa, solo e outros). Nesses locais, os munícipes podem entregar até 1m³ (um metro cúbico) de material por dia, o que equivalente a 12 (doze) carrinhos de mão cheios ou a 20 sacos de 50 litros. Os PEVs recebem também materiais como móveis, pneus e poda. Os endereços estão disponíveis no link http://www.guarulhos.sp.gov.br/pagina/pev

- PUBLICIDADE -