Guarulhos conta com 880 mil pessoas imunes ao vírus da febre amarela

- PUBLICIDADE -

Desde outubro do ano passado, Guarulhos convive com os riscos de contração do vírus da febre amarela, que vitimou, até o momento, 30 munícipes neste período, segundo a secretaria de Saúde. Diante deste quadro, a Prefeitura revelou que o município conta com 880 mil pessoas imunes ao vírus, o que corresponde a quase 70% da população. As doses ficarão disponíveis nas unidades de Saúde da cidade durante o ano todo.

Entretanto, em setembro do ano passado, o governo municipal ressaltou que a meta estabelecida seria a imunização de 1 milhão de habitantes. Dentro desta proposta, o município, ainda, precisa vacinar aproximadamente 120 mil habitantes. A secretaria de saúde ressalta que a vacina contra a febre amarela passa a integrar as doses de rotina do calendário nacional de imunização.

O processo de vacinação na cidade começou no dia 28 de outubro do ano passado após a confirmação do diagnóstico de febre amarela em um macaco no Horto Florestal, em São Paulo. Diante da ameaça, o Governo do Estado, por meio de uma ação cautelar preventiva, acolheu a solicitação da Secretaria Municipal de Saúde e liberou, naquela ocasião, 50 mil doses da vacina contra a febre amarela.

Esta ação tinha como propósito imunizar, exclusivamente, naquele momento, os moradores de três bairros limítrofes com a região de mata da zona norte de São Paulo: Cambará, Recreio São Jorge e Cabuçu. A ação preventiva foi ampliada e, atualmente, as doses contra a doença estão disponíveis em todas as UBS da cidade.

A administração pública ressalta que o risco de contração do vírus ainda existe na cidade e alerta sobre a necessidade da vacinação para as pessoas que estão ou irão visitar áreas consideradas de risco. Até o momento foram confirmados 30 óbitos em decorrência da doença, sendo 17 de pessoas que contraíram febre amarela fora do município e 13 autóctones (infectados dentro do território de Guarulhos).

Antônio Boaventura

[email protected]

Foto: Fábio Nunes Teixeira/PMG

- PUBLICIDADE -