Prefeitura realizou 9 mil serviços de poda de árvores desde 2017

Foto: Divulgação/PMG
- PUBLICIDADE -

Para atender à alta demanda pelo serviço, somente neste ano a Prefeitura realizou 1.330 podas de árvores em diversos bairros de Guarulhos. O trabalho tem sido intensificado gradualmente, com cerca de 1,4 mil podas realizadas em 2017, 2,1 mil em 2018 e 4 mil em 2019, totalizando 8.966 podas desde 2017.

Mesmo em meio às restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus, dentre elas a redução das equipes devido ao afastamento temporário dos servidores que fazem parte do grupo de risco de morte pela doença, a média mensal de 330 podas está sendo mantida pelas equipes da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), que também fazem remoções e transplantes.

A Sema ressalta que qualquer tipo de poda, seja ela de condução, levantamento, rebaixamento ou fitossanitária, só pode ser realizada mediante laudo técnico de biólogo, engenheiro agrônomo ou florestal para proporcionar a estrutura adequada, preservar e melhorar a saúde da planta, reduzindo-se assim o risco de problemas.

Atendendo à legislação, a Prefeitura somente realiza a poda de árvores em locais públicos. Em áreas privadas o serviço deve ser providenciado pelo proprietário após emissão de laudo técnico da Sema. Solicitações devem ser realizadas nas unidades da Rede Fácil de Atendimento ao Cidadão, que voltarão a atender o público de acordo com o relaxamento do isolamento social para conter a pandemia.

Em caso de contato dos galhos com a rede elétrica o trabalho só pode ser realizado pela concessionária que atende o município, a EDP (edp.com.br), e deve ser solicitado no site da empresa.

Qualquer tipo de poda e remoção sem autorização da Prefeitura é caracterizado como crime ambiental. Para denunciar anonimamente basta ligar para 0800-772-2006.

- PUBLICIDADE -