Festival do Pastel de Feira aporta em Guarulhos nos dias 5 e 19 de setembro

Assunto: 2º Festival do Pastel Local: Praça Getulio Vargas Data: 20.07.2015 Foto: Jair Malavazi/PMG

Queijo, carne, bacalhau, palmito, “pizza” ou bauru e até brigadeiro ou doce de leite. Não importa o sabor, o pastel precisa ser feito na hora, consumido ainda quente, e ter pedigree: precisa ser de feira. Ah, o pastel de feira…A delícia que chegou ao Brasil nos anos de 1940, pelos imigrantes japoneses, nunca sai da lembrança de quem o provou e nunca sai do cardápio. Aliás, de tempos em tempos, o pastel ganha novos recheios, sabores – tanto salgados quanto doces – e adeptos.

Para celebrar essa delícia da gastronomia brasileira, a Prefeitura de Guarulhos e o Sindicato dos Feirantes realizarão o 3º Festival do Pastel de Feira de Guarulhos. Um único Festival com dois eventos, mas datas e locais distintos: no dia 5 de setembro, na Praça Getúlio Vargas, no Centro; e no dia 19 de setembro no Terminal São João. O horário será sempre das 9 horas às 17 horas e o preço do pastel a partir de R$ 4,50.

“A Prefeitura trabalha para divulgar as oportunidades de negócios da cidade, e os da gastronomia são parte importante desse trabalho porque servem de estímulo a bares, hotéis e restaurantes locais”, afirma Josefa Gonçalves de Santana Leôncio, diretora de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Prossegue: “O Festival do Pastel é um evento muito importante nesse sentido porque ajuda a divulgar a variedade gastronômica da cidade e, mais do que isso, é um convite para as pessoas saírem da rotina e conhecerem novas formas e sabores de uma mesma guloseima”, diz.

O coordenador do Festival, Diogo Kanashiro, completa: “Em Guarulhos, o Festival do Pastel de Feira tem por objetivo divulgar a feira livre não só o de servir como um equipamento de abastecimento mas também como um espaço de convivência e humanização da comunidade onde ela se realiza. A barraca temática representará a feira livre oferecendo produtos frescos e de qualidade, que são referências de alimentação saudável”, diz Diogo Kanashiro, coordenador do Festival.

Outras atrações

Além da variedade de sabores de pastel, o Festival terá frutas, legumes e verduras especiais comercializados pela barraca temática. A Itaueira, produtora do melão Rei, participará do evento com lançamento promocional da fruta fragmentada em potes.
Já a empresa Gestão Saúde/Unimed montará uma tenda para aferir gratuitamente a pressão arterial dos interessados. E como acontece em todos os festivais haverá muita animação, com música e outras atrações. A realização do Festival em duas etapas atende a uma demanda da população e dos pasteleiros da periferia da cidade.

SERVIÇO

Evento: 3º Festival do Pastel de Feira de Guarulhos
Datas e Locais: 5 de setembro – Praça Getúlio Vargas, no Centro;
19 de setembro – Terminal São João, no Jardim São João;
Horário: das 9 horas às 17 horas;
Preço: a partir de R$ 4,50.

Foto: Jair Malavazi

- PUBLICIDADE -