Índice de renovação da Câmara para próxima legislatura é de 44%

- PUBLICIDADE -

A Câmara Municipal de Guarulhos terá, a partir de 1° de janeiro, 15 novos vereadores em relação aos atuais 34. O índice de renovação é de 44%. O número é bem inferior ao registrado no pleito de 2012 quando uma das maiores renovações do Legislativo aconteceu com 58% de mudança nos parlamentares.
Embora Guti (PSB) tenha sido o mais votado entre os candidatos a prefeito, é o Partido dos Trabalhadores (PT) quem terá o maior número de vereadores com sete representantes. A segunda maior bancada será do Democratas (DEM) com quatro parlamentares, seguida pelo PSB com três vereadores. Já PTB, PSDB, PMDB, PRTB, PSL, PSD e PP terão duas cadeiras. Com apenas um vereador eleito estão as legendas PRB, PSC, PCdoB, PSDC, PTN e PEN.

Entre os novos vereadores estão parlamentares que já ocuparam as cadeiras da Casa de Leis como Maurício Brinquinho (PT), Paulo Roberto (PP) e Eduardo Carneiro (PSB). A nova composição da Câmara contará, ainda, com a presença da ex-deputada federal Janete Pietá (PT) que obteve 4.474 votos. Não reeleita ao cargo em 2014 ela disputou uma cadeira no Legislativo enquanto seu marido Elói Pietá tentava ser o sucessor do partido no Paço Municipal – sendo derrotado nas urnas neste domingo.
Além de Janete a próxima legislatura contará com mais três mulheres – Genilda (PT), Sandra Gileno (PSL) e Carol Ribeiro (PMDB).

Reportagem: Rosana Ibanez
Foto: Ivanildo Porto

- PUBLICIDADE -