4º Encontro de Acumulação Compulsiva ocorre no Adamastor nesta segunda-feira

- PUBLICIDADE -

Debater novas formas de olhar e de cuidar da pessoa com o hábito de acumular compulsivamente objetos e animais é o objetivo do 4º Encontro de Acumulação Compulsiva, que será promovido no Adamastor Centro, na próxima segunda-feira (24). O evento, que será realizado das 8 às 17 horas, é voltado a gestores das diversas secretarias da Prefeitura, integrantes de organizações não-governamentais e das pastorais de Saúde, bem como será aberto à população em geral.

“Acumula Dores: ampliando olhares e cuidados” é o tema desta quarta edição, que se propõe a trazer à tona novos olhares sobre a pessoa em situação de acumulação, problema que decorre, principalmente, como manifestação do transtorno obsessivo compulsivo, conhecido como TOC. A intenção é empoderar os profissionais para o cuidado, além de sensibilizar a comunidade na qual ela está inserida.

O Encontro pretende ainda estudar e reorientar sobre a singularidade do sujeito acumulador, seus valores, virtudes, potencialidades e sentido da acumulação, possibilitando, dessa forma, oferecer caminhos para sua reestruturação e percepção quanto aos agravos à sua saúde, ao meio ambiente e aos animais. Além disso, o evento visa recuperar a fragilização do núcleo familiar e social e o próprio sentido de vida da pessoa nessa situação de acumulação.

O 4º Encontro de Acumulação Compulsiva será promovido pelo Grupo Condutor da Rede Intersetorial de Atenção à Pessoa com Acumulação (Riapac), composta por integrantes das Secretarias Municipais de Saúde e Serviços Públicos. Criada através da Portaria Municipal nº 76 de 19 de agosto deste ano, a Rede Intersetorial é um dos importantes avanços obtidos desde 2012, quando o município começou a nortear o fluxo de atendimento às pessoas com transtorno de acumulação compulsiva.

Adamastor:
Av. Monteiro Lobato, 734 – Macedo, Guarulhos – SP

- PUBLICIDADE -