Passageiros apontam Aeroporto de Cumbica como o 6° melhor do país

O GRU Airport – Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, foi apontado como o sexto melhor do país pelos passageiros. A constatação faz parte da Pesquisa Permanente de Satisfação do Passageiro feita pelo Ministério dos Transportes realizada no quarto trimestre de 2016. O terminal de Cumbica obteve nota 4,35 numa escala que varia de zero a cinco, ficando empatado com o Aeroporto do Galeão (RJ).

Em primeiro lugar, na avaliação dos passageiros, está o Aeroporto Internacional Afonso Pena, em Curitiba (4,72), seguido pelo Aeroporto de Recife (4,54), Brasília (4,44), Santos Dumont (4,39) e Natal (4,36).
De acordo com o Ministério dos Transportes, as notas médias do 4º trimestre foram as melhores das 16 rodadas. Dos seis agrupamentos de indicadores que medem a qualidade dos serviços aeroportuários, os passageiros deram notas médias superiores a 4 a cinco deles.

O grupo que não alcançou a média mínima estabelecida pelo Governo Federal é o chamado “Facilidades ao Passageiro”, que reúne oito indicadores para medir a qualidade do estacionamento, lanchonetes, restaurantes, comércio em geral e a disponibilidade de caixas eletrônicos, bancos e casas de câmbio. Os passageiros deram nota 3,5 ao agrupamento.
Os demais agrupamentos superaram a meta. O melhor deles é o “Órgãos Públicos” (seis indicadores), que mede a qualidade dos serviços públicos dentro dos aeroportos, com nota 4,49; seguido pelo “Companhias Aéreas” (seis indicadores), com 4,28%; “Infraestrutura Aeroportuária” (16 indicadores), com 4,22; e “Transporte Público” (um indicador), com 4,09.

Dos 38 indicadores que compõem estes agrupamentos – incluído o agrupamento/indicador em que o passageiro registra uma nota de 1 a 5 sobre a satisfação geral do passageiro, 29 tiveram notas médias maiores de 4.