Guarulhos poderá ter rodízio de veículos a exemplo da capital


A exemplo da capital, a cidade de Guarulhos poderá implantar o rodízio de veículos em pontos de grande fluxo.  Segundo o vereador Maurício Brinquinho (PT), autor do projeto de lei que tramita na Câmara Municipal, o rodízio tem como propósito garantir maior fluidez para os veículos que fazem parte do sistema de transporte público.

Entretanto, a restrição será gerenciada nos mesmos moldes do que já é praticado na cidade de São Paulo, que implantou a restrição de veículo no ano de 1997. Ou seja, os veículos terão um dia a menos para circular nos dias considerados. Brinquinho também ressaltou que cabe à Secretaria de Transportes e Trânsito (STT) a definição das vias que terão a restrição.

“A proposta segue os moldes do realizado em São Paulo. A secretaria irá estudar o fluxo do nosso trânsito e ver a necessidade e o local do rodízio. Mas, não temos somente esta sugestão para contribuir com a mobilidade urbana. Outros projetos como implantação de faixa reversível e expansão de ciclovias estão na pauta”, revelou o petista.

Já o vereador João Barbosa (PRB), presidente da Comissão Técnica de Trânsito e Transportes da Câmara Municipal, entende que o projeto precisa de adaptações e que deve gerar muita polêmica. O projeto foi apresenta por Brinquinho em 2013, e ganhou parecer favorável da comissão.

“Precisa ver as áreas e o perímetro que vai ser implantado este rodízio. O horário me parece que vai ser das 8h às 10h. A gente só deliberou. Será muito polêmico”, disse Barbosa.

Por fim, Maurício Brinquinho entende que esta implantação deve beneficiar diretamente o usuário do transporte público. De acordo com ele, os veículos do sistema de transporte terão maior agilidade e fluidez para realizar seus respectivos trajetos.

Reportagem: Antônio Boaventura

[email protected]

Foto: Ivanildo Porto

- PUBLICIDADE -