Apenas 5% das escolas estaduais em Guarulhos possui ensino integral


Das 160 unidades escolares administradas pelo Governo do Estado em Guarulhos, apenas oito delas possui ensino integral. A última escola incorporada nesta relação foi a EE Valdivino de Castro Pereira, na Vila Flórida. O HOJE obteve a informação que a administração estadual pretende elevar este índice nos próximos anos.

No entanto, o processo de ampliação do número de escolas estaduais com ensino integral exige a realização de um estudo para conhecimento das características e necessidades de cada região ou local que abrange as unidades escolares.

Para se tornar uma escola de ensino integral da rede estadual de educação, a unidade precisa atender por uma jornada superior a sete horas diárias. As unidades oferecem além das aulas regulares, atividades esportivas e culturais, e disciplinas complementares, que trabalham as potencialidades pessoais e sociais dos alunos.

Ao todo, cerca de 2,5 mil alunos são atendidos em tempo integral no município, nos ensinos Fundamental (anos iniciais e finais) e Ensino Médio. A Secretaria de Educação do Estado ressalta que os investimentos são sempre realizados de acordo com a necessidade de adaptação da estrutura física de cada unidade de ensino.

Reportagem: Antônio Boaventura
[email protected]

Foto: Ivanildo Porto

- PUBLICIDADE -