Exposição de Arte Sacra celebra a descoberta da imagem de Nossa Senhora Aparecida

- PUBLICIDADE -

A exposição Bendita’s Sois Vós entre as Mulheres, preparada especialmente para o Parque Shopping Maia, segue até o dia 21 de maio. A arte faz parte da celebração aos 300 anos da descoberta da Imagem de Nossa Senhora Aparecida (Padroeira do Brasil) e 100 anos da aparição de Nossa Senhora de Fátima, que terão espaço de destaque além de outras obras dos principais santos populares do país.

A cidade de Guarulhos irá receber uma grande exposição de arte sacra: “Bendita’s sois vós entre as Mulheres” dos artistas Berg Araujo e Irlânia Mercês. Celebrando o Sagrado Feminino por meio de suas iconografias, vestimentas e adereços as 30 imagens foram confeccionadas pelas mãos destes artistas renomados que misturam técnicas para vestir imagens sacras, trazendo detalhes minuciosos e revelando a beleza de cada santa que será exposta.

A exposição na cidade ocorre pela segunda vez, pois a primeira foi na Igreja Matriz, durante o ano passado, no mês de outubro, sob o nome Mãos Sagradas, os artistas realizaram pesquisas de campo para que as principais imagens devocionais do Brasil fossem representadas, com destaque para o tecido importado das peças, produzidos em Portugal, sendo alguns feitos a mão por diversas freiras.

Os Artistas

Guarulhense radicado, Berg Araújo, ou Rolemberg Araujo, desde cedo se envereda pela arte, em especial a arte sacra. O primeiro contato ocorreu nos tempos de liturgia. Coroinha da igreja de Itapetinga, na Bahia, foi através das festas e cerimônias católicas que Rolemberg pode ter contato com um mundo de símbolos e significados que marcariam seu imaginário adolescente. Túnicas, vestes, estolas, alfaias, casulas, véus e coroas compunham o cenário em que se desenhavam sua experiência mais lúdica de vida.

Psicólogo de formação, professor, arte terapeuta, hoteleiro. Com múltipla formação, a arte foi à única expressão incessante que acompanhou desde os tempos de adolescência. Em 2015 de passagem a Portugal teve um de seus maiores insights e deslumbramento que se inspirava em cada paisagem e iconografia histórica. Respirando os ares do Porto, revisitou o passado e se emocionou em depreender sua origem.

A origem que fez o seu país, sua história e seu primeiro vislumbre de arte. Sua crença impassível na fé das pessoas inspirou a adornar com o primor da arte esculturas sacras provocando em quem as vê mais respeito, apreço e fascinação. Os toques de fé são resultados de anos de experiência e linguagem singular que os mestres do encantamento se referem a suas obras: abençoe-te, ampare a quem lhe pertencer.

Já a artista Irlânia Santos Mercês é natural de Salvador, na Bahia. Foi incentivada pelos pais desde cedo e desenvolveu o talento para as artes e o artesanato. Autodidata, aos 12 anos já confeccionava suas primeiras obras. Apaixonada pelo ofício e no seu modesto aprendizado foi aprimorando sua arte e compartilhando seu talento com amigos e colegas. Para Irlânia a arte é missão de sua alma.

A arte de Irlânia é tão detalhada e genuína que todas as suas produções são peças exclusivas. Respeitando a iconografia original, a artista utiliza os tecidos com as cores talhadas de cada santo. Os detalhes e adornos também cumprem a excentricidade da representação católica.
A exposição é gratuita, e fica aberta ao público até o dia 21, no segundo piso do Parque Shopping Maia.

Serviço:
Exposição: Bendita’s Sois Vós entre as Mulheres
Endereço: Av. Bartolomeu de Carlos, 230 – Jardim Flor da Montanha – Parque Shopping Maia

- PUBLICIDADE -