Cursos de português e matemática terá 300 vagas


Cidadãos interessados em participar do curso preparatório de Português e Matemática oferecido pela prefeitura, por meio da secretaria do Trabalho, participaram na segunda-feira (17), de um processo seletivo no Adamastor Centro. Prova aplicada pela coordenação pedagógica do Centro de Treinamento de Mão de Obra (CTMO), testou os conhecimentos básicos dos candidatos nas disciplinas que serão aprofundadas ao longo do curso, que têm duração de cinco meses. São oferecidas 300 vagas nos períodos manhã, tarde e noite.

O teste tem por objetivo garantir que os alunos que formarem as turmas tenham condições de acompanhar o conteúdo. Os candidatos que eventualmente forem reprovados serão encaminhados para o programa Educação de Jovens e Adultos (EJA) Profissionalizante, em parceria com a secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SECEL).

Em diálogo com cidadãos e empresários, a secretaria do Trabalho constatou uma quantidade significativa de trabalhadores que tem qualificação profissional em suas áreas de atuação, mas não possuem sequer o ensino fundamental completo.

Para a secretária do Trabalho, Telma Cardia, o curso de português e matemática colabora para aprimorar a mão de obra existente na cidade. “Dominando essas matérias básicas, os trabalhadores em situação de desemprego ampliam suas possibilidades de recolocação profissional. Os que já têm emprego se afirmam, elevando a possibilidade melhorarem suas posições nas empresas”, diz.

Conforme explicam os professores responsáveis pelo curso, o conteúdo apresentado durante as aulas ajuda a combater um déficit educacional existente entre os trabalhadores, e também auxilia os cidadãos que pretendem participar de concursos públicos.

- PUBLICIDADE -